segunda-feira, 18 de abril de 2022

Resenha #231 - Rússia Steampunk: Batalha de Astana (André Wielgosz)


"Rússia Steampunk: Batalha de Astana" de André Wielgosz é uma aventura steampunk cheia de ação, com uma construção de mundo vasta e instigante, cheia de alternativas históricas ricas. O autor é historiador e membro do Conselho Steampunk e podemos ver essas duas influências se aliarem ao caráter fantástico de sua ficção retrofuturista.

Acompanhamos a história do prisioneiro 112.358 que está passando por um treinamento na Sibéria para reintegrar-se as forças militares do Império Russo em 1851. A comandante é a Marechal Ekaterina Romanova que abdicou do trono para comandar em campo. Logo descobrimos que o recruta 112.358 é o ex-tentente Andropov, enviado a Sibéria por traição em uma missão em Paris e recebe uma chance de provar seu valor em uma missão em Astana.

O formato de noveleta, em um livro de 60 páginas, toma a boa decisão de focar na ação e conseguiu colocar camadas para quem se dispuser a contemplar o contexto histórico alternativo. Há uma corrida armamentista que movimenta uma Guerra Fria entre os impérios russo e britânico, que se tornam objetivos das missões dos personagens que querem apenas sobreviver. Contudo, o leitor que deseja apenas ação estará bem servido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário