segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Resenha #304 A Batalha dos Aflitos, Contos de Nordara (Oghan N'thanda)


A Batalha dos Aflitos de Oghan N'thanda, é o primeiro conto que li da série Contos de Nordara, uma série de contos que o autor lançou envolvendo seu mundo abordado na série de romances Baronato de Shoah, o primeiro romance stempunk brasileiro. Aqui este mundo foi reformulado, depois de quase uma década sem uma continuação. Não por coincidência, o conto foi disponibilizado pelo autor justamente como um brinde para despertar a curiosidade sobre esse worldbuilding que o autor criou e recriou.

A história é simples e bem feita, não resumiria melhor que a própria apresentação do conto: "Cohen e Ryszard Dajjal são dois órfãos que trabalham como aprendizes de cozinheiro no Cenóbio de Ahator, o mosteiro onde é treinada a Kabalah, a elite do Quinto Império. Cohen recebe a chance de mudar sua vida, mas para isso deve deixar para trás tudo aquilo que ama e acredita, inclusive seu irmão, Ryszard. As decisões de Cohen colocam em risco sua vida e a de seu irmão, revelando uma ordem secreta infiltrada na elite e que tem como único objetivo destruí-la: a Qliphoth, a Árvore da Morte."

O conto é muito bem sucedido em focar nos personagens, a relação dos irmãos e a formação do caráter do protagonista e deixar o mundo se apresentar paulatinamente a medida que os acontecimentos pedem, instigando a curiosidade e não fazendo uma descrição do mundo onde se passa a história. Conseguiu sua função, que era atiçar a curiosidade e me fazer querer adquirir outros contos para conhecer mais deste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário