terça-feira, 1 de setembro de 2020

Resenha #146 - A Casa de Vidro (Anna Fagundes Martino)

"A Casa de Vidro" foi lançada em 2016, sendo o primeiro lançamento da Editora Dame Blache, que entrou no mercado para valorizar a autoria e valorização entre autores de minorias sociais (resumindo grosseiramente) e lançar novos nomes na ficção fantástica e científica. Anna Fagundes Martino, foi o primeiro nome escolhido com sua noveleta, "A Casa de Vidro", que conta a historia de Eleanor em dois tempos distintos: A jovem que se apaixona por um jardineiro misterioso e a senhora que relembra seu passado ao encontrar sua filha.

A história não tenta manter um mistério sobre as natureza fantástica do jardineiro Sebastian e sua habilidade de criar a vida vegetal por onde passa, o que encanta e instiga Eleanor, além de seu jeito autentico e alheio as convenções sociais. O amor entre os dois parece inevitável. Enquanto isso a velha Eleanor encontra pela primeira vez Stella, o fruto desse amor de dois mundos.

O ponto alto do livro é a qualidade da escrita que consegue aclimatar o leitor no cenário bucólico e isolado do interior da Inglaterra, e ainda tem passagens que nos coloca para refletir sobre a vida. Confesso que minha vontade de ver história em lugares inusitados murchou com a escolha batida de uma casa no interior da Inglaterra, mas o fato da autora tem uma história consistente com esse lugar (ela estudou Relações Internacionais nesse país) torna a escolha coerente com sua vivência. Não é o caso de autores iniciantes com histórias fruto de uma mente colonizada, que escolheriam facilmente esse mesmo cenário. Contudo, a história soa como um prólogo de algo maior e carece de alguma surpresa pois tudo que se imagina que vai acontecer, de fato acontece. Como essa história possui, até onde pesquisei, duas continuações, vou apostar minhas fichas nelas. A casa de Vidro sustenta-se como um excelente prólogo, estabelecendo bem as regras deste mundo fantástico (tanto que lerei as sequencias) mas não como uma história fechada em si.

2 comentários:

  1. Oi! Já passei tantas vezes por esse livro e deixei de lado... Mas com sua resenha acho que vou arriscar! Mas só depois de você me dizer quais são as continuações e se a história foi concluída... Porque fico com um pé atrás, rssss... Ah, inseri o link para o blog na seção "Links interessantes" no site da Caligo. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia! Tem duas continuações ("Um Berço de Heras" e "Os Filhos do Pôr-do-sol") que eu já li e achei até melhores que esse primeiro e sim, ela conclui a história. Também fico com o pé atrás com trilogias e coisas em série.

      Excluir