segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Resenha #156 - Feiticeiro de Aluguel: A serviço de Exu (Jean Gabriel Álamo)


"Feiticeiro de Aluguel: A serviço de Exu" é a segunda história do bruxo Iago Lima. Já falamos dele na resenha do primeiro conto da série e agora ele retorna em uma obra de mais fôlego (112 páginas), um livro curto mas muito denso nos temas polêmicos e na violência. O autor aborda de forma desconcertantemente crua e direta passando por cima de qualquer pudor que o leitor possa ter com a suavidade de uma manada de búfalos correndo. A obra pode ser lida em separado dos contos, mas recomendo ler "Noite em Neon" antes e "Bruxo Tutelar" depois, pois é a ordem cronológica.

A história começa quando Iago vai tirar um "encosto ruim" de sua irmã, Cíntia e se vê em meio de uma trama que envolve uma tulpa, um pastor evangélico, um traficante e um terreiro de umbanda. A trama em si, não é complexa mas as relações são contadas ao leitor de forma inteligente, o que deixa tudo instigante. O sistema de magia é esmiuçado pelo autor que escolheu bem onde consegue inserir as explicações. Os personagens são o ponto forte da obra: complexos, profundos, marginalizados e essas características se ligam de modo profundo com a história e os temas pesados que aborda, e vemos isso principalmente no pastor Everaldo.

A intolerância religiosa é abordada na figura do pastor Everaldo e de Dona Geralda, mãe de Iago que não aceita a bixessualidade do nosso herói o que gera um conflito de gerações e crenças extremamente comuns por aqui. Além deste conflito familiar, conhecemos sobre os poderes de Iago dando a complexidade necessária ao protagonista. A maior qualidade na obra é que nenhuma das cenas fortes é gratuita, logo, todas tem alguma função na história e trazer reflexão. Concluindo, essa obra confirma que Feiticeiro de Aluguel é a série que mais me agradou do que pude ler do autor até agora. Recomendadíssimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário