segunda-feira, 8 de março de 2021

Resenha #173 - Eu Estou Vivo e Vocês Estão Mortos (Emmanuel Carrere)


"Eu Estou Vivo e Vocês Estão Mortos: A Vida de Philip K. Dick" do biógrafo Emmanuel Carrére conta sobre a vida do meu autor favorito e faz de forma muito criativa, incorporando elementos de romance e análise enquanto relata momentos importantes da vida do autor que ficou conhecido pelos seus romances e pela sua relação com as drogas.

O que chama a atenção logo nos primeiros capítulos é o estilo que introduz partes narradas como se fosse um romance. Alguns diálogos e pensamentos de Philip K. Dick como se fosse um personagem de ficção. A ideia de mesclar sua vida com a ficção na forma da narrativa tem muita relação com a própria forma que PKD tinha de se relacionar com as ideias que expressava em seus livros sobre a realidade - ou a ausência dela. Vemos esse caminho se aprofundando nesse livro a medida que acompanhamos a história de Dick enquanto escreve os seus livros e a forma como Carrére os usa como fontes para entender sua vida. É ai que podemos encontrar ao mesmo tempo o grande diferencial da obra com seu maior defeito.

As principais obras são esmiuçadas para que o autor acrescente suas reflexões a entender PKD, o que consegue mostrar o quão ele era profundo, paranoico e perturbado como consegue literalmente estragar a leitura de qualquer obra mencionada durante o livro. As obras mais relevantes tem seus enredos contados (até aqui, tudo bem) até o fim do livro e analisadas exaustivamente, de forma sensacional, se você já leu a obra. Contudo, o livro exige que você tenha lido muitas obras para não tomar spoilers violentíssimos e mesmo se você já leu muitas obras do autor como eu, fui obrigado a desviar de páginas inteiras para chegar ao fim sem saber o final de livros que ainda estão na minha estante. Tudo isso sem um aviso. Ok! Sei que é difícil contar a história da vida de um autor como PKD, que teve sua vida tão intrinsecamente ligada a suas obras, seria muito malabarismo desviar de todos os spoilers e no fim das contas é melhor já ter uma boa bagagem de leitura de suas obras para começar essa aqui, mas um aviso (que só as resenhas podem fazer) se faz necessário. Sendo assim para ajudar os que tem dúvidas se/quando devem ler esta biografia vou deixar uma lista de livros que são analisados profundamente nessa obra para que o leitor se prepare ou ignore consciente do que vai ser spoilado (vou colocar no final do texto).

Já você que leu boa parte das obras, pode esperar que uma biografia de um escritor comum não pode ser mais instigante que suas obras, contudo Dick escrevia muito sobre sua visão de mundo e depois, em seus últimos anos, literalmente uma exegese buscando uma cosmogonia, que encontramos resumida em VALIS. Carrére esmiúça bem o pensamento de Dick, obviamente não decupa a sua exegese (exigiria um ou mais livros só para isso), mas traça os caminhos mentais que o levaram a acreditar em parte das ideias que trabalhou nas suas principais obras. Tal profundidade pode fazer parecer que estamos lendo uma sequência de ensaios sobre as obras, o que torna esta biografia uma leitura atraente para fãs de Dick e um potencial estraga prazeres para quem não leu tantos livros assim. Pessoalmente, procurei ler todos os livros de PKD que pude antes de começar esse e valeu muito a pena!

Segue a lista de livros mencionados que tem seus finais revelados em "Eu Estou Vivo e Vocês Estão Mortos: A Vida de Philip K. Dick" 

Olhos no Céu / Eye in the Sky
Tempo Desconjuntado / Time out Joint
O Homem do Castelo Alto / The Man in the High Castle
Os Clãs da Lua Alfa / Clans of Alphane Moon
Tempo em Marte / Martian Time-Sleep
Os Três Estigmas de Palmer Eldritch / The Three Stigmata of Palmer Eldritch
Andróides Sonham Com Carneiros Elétricos? / Do Androids Dream of Electric Sheep?
Ubik / Ubik
O Labirinto da Morte / The Maze of Death
Reflexo na Escuridão (Homem Duplo) / A Scanner Darkly
VALIS / VALIS

Contos
Jogos de Guerra / War Games
A Fé de Nossos Pais / Faith of Our Fathers







Um comentário:

  1. Esse livro é fantástico. É uma biografia romanceada, mas poderia ser lido como ficção. E que final pungente... O Carrere imaginou a cena, claro que não deve ser "real", mas é perfeita para fechar a narrativa do personagem PKD.
    Bela resenha, é um prazer passar por aqui.

    ResponderExcluir