segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Resenha #216 - Território Lovrcraft (Matt Ruff)


"Territorio Lovercratf" de Matt Ruff é uma mistura de coleção de contos com romance, podendo ser encarados das duas formas, porém nas histórias finais tentem mais ao romance. Acredito que isso se deve ao fato de que o autor já escreveu a história pensando numa versão em série. No fim das contas, a adaptação foi feita.

Acompanhamos vários personagens negros que são de alguma forma aparentados e se envolvem em uma trama relacionada a maçonaria em uma disputa por poderes sobrenaturais. O cenário é muito importante, os anos 1950, quando os EUA impunham uma segregação racial sobre os negros e mais localizado no que se chama Território Lovercraft, uma região composta pelos locais onde o escritor nascido em Providence teria se inspirado para escrever seus livros. Os mistérios ocultos começam a ser desvendados a medida que o protagonista da primeira história Atticus vai ao encontro do seu pai Montrose Turner, com quem estava brigado há anos. Atticus loco chega a uma pequena vila que só existe nos livros de Lovercraft e conhece Caleb Braithwithe, que lhe revela uma descendência em comum.

Apesar dos mistérios sobrenaturais serem relativamente apavorantes, eles o são muito menos que a realidade dos negros daquele período. A primeira cena do livro deixa isso bem evidente: Atticus, utilizando um guia de viagem para lugares seguros para negros, sendo parado na estrada por um policial branco que pode atirar nele por qualquer motivo. Os monstros mais perigosos do livro são bastante reais e ainda estão vivos até hoje. Isso torna o tom do livro uma jogada genial do autor. Os protagonistas dos contos são coadjuvantes dos contos seguintes, sempre permeados por histórias cheias de referências as revistas pulp, além do próprio Lovercraft. A maioria dos personagens é cativante, sendo que Letitia a mais carismática e a história de Ruby/Hillary a mais instigante. Leitura mais que recomendada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário