segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Resenha #205 - O Último Desejo (Andrzej Sapkowski)


"O Último Desejo" é a primeira obra do universo de fantasia do polonês Andrezj Sapkowsky que já era muito conhecido regionalmente e depois da série de jogos The Witcher alcançou fama mundial. Para a grande maioria dos novos fãs os livros ainda são um mistério e esta é a melhor obra para começar a conhecer as aventuras do bruxo carrancudo e mulherengo, que tem uma série nova na Netflix, baseada inclusive nesta obra, principalmente.

Neste livro temos um apanhado de contos que mostram as primeiras aventuras de Geralt de Rívia, um bruxo. Neste mundo, um bruxo é um ser humano modificado magicamente para ganhar força e resistência sobrehumanas para servir numa ordem de guerreiros que dominam algumas artes mágicas para combater monstros. Os monstros e lendas desse mundo são baseados na cultura eslava e vamos reconhecer muitas das histórias clássicas dos contos de fada em versões mais aproximadas ao que se contava antes de serem adocicadas ao extremo na Disney. O mundo é sujo cheio de seres mágicos, magos, reinos sedentos de poder e trapaceiros de todo tipo.

Os contos são intercalados por Geralt buscando abrigo com uma sacerdotisa chamada Nenneke e as conversas com ela e outros personagens acabam introduzindo as aventuras dos contos, que podem ser lidas em separado mas tem um gosto todo especial em ser lidos juntos na sequência pois vemos o personagem ser construído depois de apresentado. É sabido que o livro é bastante introdutório em relação a toda a saga, que é composta quase toda de romances. Já fui fisgado e vou ter que ler todos os outros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário