segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Resenha #311 Pecados Terrestres (Gerson Lodi-Ribeiro)

Pecados Terrestres do Gerson Lodi-Ribeiro é o primeiro romance que leio deste autor. Um pecado que estou começado a corrigir agora. Já havia lido muitos contos e noveletas presentes nas antologias da Editora Draco como vocês podem conferir no blogue. O livro é parte da série Dragão Mecânico, uma coleção de luxo com uma amostra do que a ficção científica brasileira pode fazer de bom. Este é o terceiro (de seis) romance da série que li, mas o primeiro na ordem de publicação. Vamos a história:

Acompanhamos uma Terra do futuro, que está em estado de degradação, pelos olhos de Ricardo Mendonça, filho mais velho de uma família tradicional do Rio de Janeiro. Uma das últimas que insistiram em permanecer na Terra. Acompanhamos a rotina de um garoto que gosta de jogar bola e andar com os amigos, aturar os irmãos que sem aviso tem sua vida balançada junto com o destino inevitável do planeta. É uma história de amadurecimento, tanto de um jovem rapaz, quando da humanidade que se modifica tanto no corpo quanto na mente, sem que haja tempo para digerir as mudanças. O autor deixa isso muito evidente para mim, durante a leitura que quando o personagem tem todas as ferramentas para amadurecer, o romance termina deixando uma tremenda vontade de saber como vai ser essa vida e que destino os outros personagens tiveram.

Além da leitura ser tranquila, informativa e gostosa de ler, tal como os contos, apreciei especialmente aqui como o autor conseguiu imprimir um cenário ao mesmo tempo cheio de tecnologia com um ar decadente, sem parecer com um futuro Ala Mad Max. O livro não faz parte de nenhum dos mundos criados pelo autor já publicado, diferente de como eu supus ao terminar o livro, mas o livro pede uma maior exploração em outros romances e/ou contos. Aguardemos!  

Um comentário:

  1. Brilliantly articulated! Your post is a standout, offering insightful perspectives. Appreciate you sharing your valuable perspective.

    ResponderExcluir