segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Resenha #321 Jogo da (im)paciência (Giselle Fiorini Bohn)

Jogo da Im(paciência) é um livro de microcontos escrito pela Giselle Fiorini Bohn, que se encaixa numa modalidade literária pouco explorada, que são os microcontos. Como o nome sugere, são contos muito menores que contos comuns, na qual o autor explora a técnica de contar uma história com poucas linhas. Giselle mostra o que aprendeu neste livro com um livro muito bem montado, dividido em quatro partes (uma para cada naipe do baralho) e cada parte contendo treze contos (um para cada carta do naipe) e, além disso, cada uma dessas partes faz uma abordagem diferente, sendo alguns mais ácidos, outros mais cômicos, outros mais românticos e outros trágicos.

Dentro dos vários estilos de microcontos, Giselle constrói histórias completas com enredos grandes para tão poucas palavras em cada história, mas sem perder uma das coisas mais bacanas do microconto que é a capacidade de deixar o leitor completando e complementando a história com a própria imaginação. O microconto torna-se assim, muito mais instigador que a fonte de toda a história contada. Como num bom livro de microcontos, cada conto tem uma página (e não mais que isso) para chamar de sua e Giselle explora enredos emocionantes, no sentido amplo e variado da palavra, numa coleção que é tanto uma excelente forma de apresentar o microconto quanto para leitores experientes.

Para conhecer mais sobre a arte do microconto, recomendo o podcast do portal Lume onde Giselle foi entrevistada junto com Fernanda C. Barbetta e com este que vos bloga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário