segunda-feira, 20 de maio de 2024

Resenha #336 Revista Histórias Extraordinárias, numero 3


A Revista Histórias Extraordinárias editada pelo jornalista Marcos Cavalcanti e Mario Garnett foi lançada em dezembro de 2020 e até o momento está na sua sétima edição. Adquiri as três primeiras via Catarse, que acredito ser a principal forma de adquirir os números. A Editora Mundo trabalha com itens colecionáveis e alguns dos cartões vem como brinde nas compras por financiamento coletivo. A proposta é relembrar os tempos de revista pulp com narrativas de horror cósmico, sobrenatural e ficção científica. Como é comum nas revistas, há textos de outros tipos que circundam o tema. Uma entrevista, uma matéria e algumas pequenas resenhas de filmes, mas o grosso da revista é de contos.

A revista abre com um artigo sobre Ted Chiang e sua ascensão como um dos maiores autores de Ficção Científica da atualidade e como fez isso escrevendo apenas contos. O artigo faz um bom apanhado de seus principais contos e a adaptação ao cinema de Storys of your life com o filme A Chegada. Pousamos! é um artigo muito bacana sobre turismo espacial, desde a explosão da Challenger até as atuais viagens feitas por bilionários. Depois temos uma entrevista com Roberto de Souza Causo, um dos maiores de nossa Ficção Científica, e o meu favorito! Seguido de um conto de Shiroma, o segundo de sua nova fase após o primeiro ciclo de contos que podemos ler no livro Shiroma: a Matadora Ciborgue. Em Confronto nas Alturas, temos Shiroma fugindo de Pheonix Terra, até que é confrontada por caçadores de aluguel. Li cada linha avidamente pois estou acompanhando as histórias de Shiroma sempre que posso. Linha por Linha, de MV Garnet, conta a história de dois operadores de instrumentos que captam sinais que causam horror e pânico aos técnicos. Do Mar ao Cais de Mário Cavalcanti é um conto curtíssimo que mostra que a edição tem o tema da loucura presente na maioria dos contos.

O Palhaço na Máquina de Felipe Carvalho é o conto que ilustra a capa da revista é um conto muito envolvente, sobre uma médica psicóloga que atende uma menina que insiste que tem parentes imaginários. A investigação é muito bacana e o desfecho faz jus a publicação e a tradição dos pulps. O Caso das Máscaras de Chumbo de Davi M. Gonzales segue a linha do mistério que pode ser sobre alienígenas ou contato com outra dimensão. Achei o conto um pouco arrastado. Meu Mundo e Nada Mais de Paulo Fabrizio é uma versão muito bacana da invasão alienígena mais contada do que mostrada. Contudo, foi um conto bastante agradável de ler e encerra bem a publicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário