segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Resenha #165 - Shiroma: Matadora Ciborgue (Roberto de Sousa Causo)


"Shiroma: Matadora Ciborgue" é uma antologia de contos da personagem criada por Roberto de Sousa Causo que também faz parte do seu universo literário GalÁxis. O livro conta com onze contos, alguns estão espalhados em antologias que o autor participou e outros foram escritos especialmente para esse livro que lidos na ordem cronológica da história formam um ciclo, e tem um gosto de romance, pois cada conto vai acrescentando algo a uma trama e a construção da protagonista Shiroma.

Shiroma foi sequestrada, arrancada de sua mãe e submetida a experiências que a transformaram numa ciborgue com habilidades únicas até mesmo para o futuro imaginado por Causo. Tera e Tiago, seus tutores a usam como assassina de aluguel e foi literalmente educada para matar. Suas habilidades sociais, inclusive, foram direcionadas apenas para esse fim. A cada missão, os questionamentos sobre seu passado e sua origem ficam cada vez mais insuportáveis e seu único abrigo emocional é através de uma concha do mar, única lembrança de sua mãe que consegue revelar seu verdadeiro (Bella Nunes) nome através da concha. As visões de Shiroma/Bella, seriam alucinações por sua condição única? Seja qual for a resposta, a cada conto vemos uma personagem ganhando complexidade e somos brindados por uma série de escolhas bem acertadas do autor na construção das aventuras, dos personagens e da trama que perpassa todos os contos do livro. Vale muito a leitura!

O livro, mesmo não sendo um romance, consegue encerrar um ciclo que ganha sequência com uma nova noveleta para a personagem: Shiroma: Pheonix Terra, que será resenhado neste blogue em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário