segunda-feira, 24 de junho de 2024

Resenha #341 O Gaúcho (Júlio Shimamoto)


O Gaúcho é um compilado de todas as tirinhas deste personagem publicado num suplemento da Folha de São Paulo entre 1963-65, criado por Júlio Shimamoto a pedido de Maurício de Souza, que havia pedido por um herói que vivesse aventuras como nos faroestes americanos, mas num cenário brasileiro. Shimamoto cogitou encenar suas histórias no nordeste com cangaceiros, mas sua decisão final foi pelo pampa gaúcho. Surge assim Fidêncio, um ex-soldado da Guerra do Paraguai que volta aos pampas depois do conflito e decide ajudar os mais fracos.

As tirinhas eram publicadas em poucos quadros por vez, mas juntas formam quatro arcos narrativos. No primeiro Fidêncio encontra um menino que sobreviveu a um assalto que vitimou seus pais e passa a cuidar do menino. Joca acompanharia Fidêncio em todas as suas aventuras. As histórias são muito bacanas. As cenas de ação são bem feitas, apesar de não muito extensas, mas temos tramas que envolvem terras, tesouros encontrados, bandidos perigosos como nos faroestes, mas ao invés dos revólveres sacados rapidamente, a habilidade valorizada pelos gaúchos é ser bom no jogo do talho (briga com facões). A grande vantagem desta publicação é que toda a obra do personagem foi reunida aqui. Um trabalho do CAQ, Coletivo Alvoradense de Quadrinhos, de Paulo Kobielsky e Denilson Reis, fanzineiros renomados no Brasil. Vale a pena!
Leia Mais ››

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Resenha #340 Sankofa (Juliana Vicente)


Sankofa é um conto de Juliana Vicente de 2023 que faz uma viagem afrofuturista que começa com a investigação de um assassinato na corte da Rainha Dyia, soberana de Lapak. Ela recorre ao ritual do Sankofa. O conto é bastante introspectivo e a escrita é muito envolvente e, ao mesmo tempo, consegue criar um mundo de Space Ópera muito intrigante. Principalmente porque o conto termina como o fim de uma pincelada de algo maior. Ainda sim, o conto é bastante satisfatório e não parece algo reduzido de um livro. Espero que venham mais histórias baseadas neste universo.
Leia Mais ››

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Resenha #339 Mafagafo 3, Janeiro. Cabaré em Chamas (H. Pueyo)


Cabaré em Chamas é a edição de Janeiro de 2020 da Revista Mafagafo, e foi escrita por H. Pueyo e se passa entre Vitória/ES e Rio de Janeiro na pele de Ariadne que vive reclusa numa clínica para guls. Esta é a particularidade deste mundo, pois é o nosso mas com uma sociedade de criaturas que se alimentam de gente, se regeneram muito rápido e são amortais (não morrem naturalmente). É quando Ariadne é surpreendida com a visita de um gul a procura do antigo cuidador de Ariadne que sumiu há alguns anos, então eles são obrigados a unir forças para encontrá-lo.

A leitura é muito bem feita. Envolve o leitor no mistério, mas faz isso enquanto nos encanta com os personagens, com a craitura inumana que atiça a curiosidade, mesmo sendo uma ameaça em si. O desenrolar da história é sensacional, pois a autora não deixa a peteca cair em nenhum momento. O desenvolvimento é tão bom que a resolução do mistério já nem importa mais, pois queremos conhecer apenas mais sobre esse mundo. Cabe avisar que a história tem gatilho de violência e abuso, mas a autora aborda o tema com muita sensibilidade. É uma noveleta sensacional.

Leia Mais ››

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Resenha #338 Revista Odisseia de Literatura Fantástica, número 1


A Revista Odisseia de Literatura Fantástica é a primeira publicação deste evento que é um dos mais importantes do país para a Literatura Fantástica. Esta primeira publicação foi lançada gratuitamente entre os participantes durante a nona edição do evento. Consegui uma edição física, mas a digital você encontra aqui, no próprio site do evento. Felizmente para mim, o evento acontece em Porto Alegre e posso ir pegando apenas um ônibus. Foi muito bacana o evento e estava ansioso para ir desde que a pandemia obrigou uma pausa nos eventos presenciais. Não pretendo fazer uma crônica de como foi o evento para mim. Minha timidez impediu de falar com várias pessoas que gostaria, mas consegui conversar com várias que compartilham o amor pelo fantástico, e no fim foi muito bacana e proveitoso para mim.

Sobre a revista em si, temos alguns textos falando sobre a história do evento e a programação do evento. Também tem três contos fantásticos. Um de fantasia, Viagem a Skara Brae, Ana Lúcia Merege; outro de Ficção Científica, Casulos, Simone Sauressig e por fim o Terror com A Tumba do Maestro de Duda Falcão. Os contos são curtos mas muito bacanas, lidos numa sentada só. Estou ansioso pelo próximo evento este ano em 2024 e se vier com um segundo número como esse, melhor ainda!

Leia Mais ››