segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Resenha #153 - Contos do Dragão. Parte 1 (Menina Bonita Bordada de Entropia + Brazil Reloaded)

Começa agora uma série de resenhas de contos da ediora Draco que publica de forma digital que geralmente estão presentes em alguma das suas coletâneas. Já fiz algumas resenhas de contos dessa série, (chamada Contos do Dragão) isolados mas agora serão feitos de dois em dois.
"Menina Bonita Bordada de Entropia" (2013) é um conto de Cirilo S. Lemos que entraria facilmente na categoria Weird Fiction, "Ficção Esquizita" que busca o estranhamento estético. Na história, uma menina é encontrada em alto mar, ferida quando é salva por uma embarcação tripulada por demônios e um capitão robô, que impede que a menina seja servida de almoço pelos sonhos mas a menina frágil não é o que parece. A construção é muito eficiente em causar estranhamento e é muito rica em provocar imagens em nossa mente e vale muito a pena ser lida. 

Brazil Reloaded é um conto de 2012 publicado pela primeira vez na coleção Imaginários 4 e depois em formato digital sozinho na coleção Contos do Dragão da editora Draco. Foi uma das minhas leituras do Kindle e como tem apenas 16 páginas li em uma vez junto de vários outros contos. Então essa resenha é para você que ainda tem dúvidas em relação esse conto.

É um conto cyberpunk que se passa num cenário político diferente. Acompanhamos Jamal, um americano que recebe um trabalho duvidoso. O mundo não é mais o mesmo, os EUA estão em franca decadência após uma invasão chinesa e a liderança política do mundo está nas mãos dos países dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e isso faz toda a diferença nos agente que vão mudar essa história. O conto é curto e na medida certa para contar bem a história, explicar o necessário e querer passear mais por esse mundo cyberpunk politicamente diferente. Se você gosta de ação, gosta de cyberpunk e não tem medo de imaginar um mundo diferente, então altamente recomendo esse conto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário