segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Resenha #196 - Revista Mafagafo 1ª Edição (Jana Bianchi org.)

 

A Revista Mafagafo é uma das mais importantes revistas de FC e Fantasia do Brasil. Publica contos de forma gratuita com uma excelente produção, edição e artes lindíssimas. Começando com os mafagafos fofos e misteriosos e as artes internas que captam bem os contos. O diferencial é que os contos são publicados em partes. São cinco contos, divididos em quatro partes que foram publicados mensalmente. Uma experiência bem diferente, que deve ter sido especial para quem acompanhou e aguardou o lançamento de cada parte. Infelizmente (ou não) pude ler todas as partes em sequência, o que não é a mesma coisa, por isso não vou comentar as edições em separado, mas vou dividir pelos contos.

Tons de Rosa (Fernanda Castro) é uma narrativa que consegue dar vida a Lenda do Boto. Acompanhamos Maíra, uma assistente social que busca ajudar os ribeirinhos paraenses a evitar mortes por afogamento. As famílias se consolam com a crença de que as crianças que se afogam, na verdade, são filhos do boto. Maíra decide investigar, esse mistério que junto com a ambientação imersiva do clima e cenário da amazônia tornam o conto muito envolvente. A escrita de Fernanda Castro nos transporta ao cenário, diálogos francos e sinceros dos personagens os tornam muito críveis e a condução da trama colocam esse conto como o melhor da edição, na opinião deste que vos bloga.

<deletado> (Rodrigo Assis Mesquita) é uma FC cyberpunk que conta a história de <deletado>, um programador que desenvolve um software que registra a história em tempo real, mas passa a ser vítima de um complô envolvendo um sinistro uso do programa, terroristas que tem suas identidades e registros completamente apagados do sistema. A narrativa é tradicional porém permeada de elementos que parecem registros e ações de um computador. Já sabemos o destino de <deletado> , foi deletado, algumas ações dele são editadas e reescritas, imergindo a leitura em linhas de código de programação. Essa ideia não foi apenas muito criativa mas também foi bem aplicada.

Pé de Coelho (Eric Novello) traz uma história ambientada no universo de seu livro Neon Azul. Acompanhamos Diana, que está buscando informações sobre um mafioso conhecido como Alquimista. O conto se passa praticamente num local de encontro com uma possível fonte, uma sinistra pessoa vestida de coelho. São revividas antigas mágoas envolvendo o mafioso, o pai de Diana num acerto de contas. O conto é envolvente, num jogo mental de gato e rato em que as posições mudam a todo momento. Diálogos bem feitos e o mistério na figura do coelho conseguem prender o leitor. Já me interessei pelo livro desse mundo, Neon Azul.

Encantadores de Dragão (Rodrigo Van Kampen) é uma fantasia sobre dragões e uma menina que queria ser uma Maga, quando é convidada por Hugo, um mago encantador de dragões que a recruta como assistente. Contudo a torre onde Hugo vive não é nada do que ela imaginava e Maiara enfrentará um grande desafio com ajuda da Gnoma Berg. Conto tem uma trama boa e um tom juvenil que refresca a alma. Indicaria para qualquer jovem ler.

Eterna: A Cidade Proibida (Roberto de Sousa Causo) O último conto da revista é um Steampunk no mesmo universo do conto do autor na antologia Steampunk da editora Tarja de 2009. Nessa nova aventura de Ulisses Brasileiro, tenta se refugiar em Eterna, uma cidade hipertecnológica camuflada no interior do Brasil. O local parecia um refúgio mas uma cisão no governo da cidade pode ajudar os planos do vilão Robert Robida, um pirata arqui-inimigo de Ulisses. A narrativa de aventura e ideia da cidade garantem a diversão e a imersão no mundo Steampunk. As mulheres podem ficar incômodas com a quantidade de vezes que os seios das eternenses, que usam vestidos no estilo cretense.


 


A revista compensa muito, ainda mais que é possível baixar de graça no site próprio da revista. Em breve, resenharemos o ano seguinte da Revista no blogue!


Nenhum comentário:

Postar um comentário