segunda-feira, 3 de abril de 2023

Resenha #279 - Aqueles que chegaram antes (Jean Gabriel Álamo)


"Aqueles que chegaram antes" é um livro de terror cósmico e aventura de Jean Gabriel Álamo. Um bem vindo retorno as publicações do autor após um hiato de lançamentos. O autor conseguiu um relevante alcance de forma independente e escreve todas as suas obras dentro do mesmo universo, mesmo com obras de vários gêneros do fantástico. Em última instancia, tudo é ficção científica, mas o autor consegue isolar o estilo pretendido em obras de fantasia e horror, preservando o universo compartilhado e aqui não é diferente.

Aqui temos um livro curto, baseado no Manuscrito 512. Um dos vários que exploram a existência de uma cidade perdida, tal qual como Eldorado ou Paititi, nas quais haveriam vestígios de uma civilização morta e tesouros ancestrais. Nenhuma destas cidades ou lendas passaram disso e justamente por isso são fontes para a imaginação para histórias como esta. Aqui, buscou-se um apelo direto ao documento (inclusive pode ser lido na íntegra no e-book) que serve de início até os mistérios que se ligam de alguma forma a construção de mundo cósmico do autor. Tudo devidamente disfarçado pelo ponto de vista ignorante dos personagens que não passam de homens da época.
   
Desta forma, a história acompanha uma expedição (poucos anos depois) instigada pelo relato do documento 512. Um aventureiro que perdeu um familiar na primeira expedição, um patrocinador, um padre misterioso, um indígena estranho e homens escravizados formam o grupo de expedicionários ou como se denominam, uma bandeira. Gostei como os personagens são desenvolvidos ao longo da viagem e a completa falta de apego a vida deles por parte do autor. Difícil não manter a tensão enquanto a obra vai chegando nos momentos decisivos. O amadurecimento do autor é perceptível e isso aumenta a vontade de ler seus próximos escritos. Ainda que o livro tenha um certo apelo ao terror, a aventura domina praticamente toda a obra. Uma leitura que vale a pena!






Nenhum comentário:

Postar um comentário