segunda-feira, 27 de março de 2023

Resenha #278 Saros 136 (Alexey Dodsworth, Ioannis Fiore)


"Saros 136" é uma HQ lançada pela editora Draco com roteiro de Alexey Dodsworth e desenhada por Ioannis Fiore. A história se passa no mesmo universo da duologia Dezoito de Escorpião e Esplendor, cruzando o destino de quatro personagens separados pela distância e pelo tempo mas unidos em um evento catártico que vai salvar a raça humana, modificando-a para sempre.

Acompanhamos um sacerdote africano em 1865 fugindo de captores portugueses. Um astrofísico inglês na expedição que comprovou a tese de Einsein no Ceará de 1919. Uma astronauta brasileira arriscando a vida para proteger uma base lunar em 2045. Uma pesquisadora indiana que tem sobre os ombros a capacidade de trazer a cura de uma epidemia em 2135. Esses personagens e tempos se misturam com visões destes personagens uns com os outros, que os fazem parecer loucos para seus próximos. O narrador também está envolto de mistério pois apenas "ouvimos" a sua voz e sabemos que a sua vida é o resultado do evento catártico que une esses quatro seres.

Cada um é afetado de alguma forma pela sensibilidade eletromagnética, de forma semelhante a que Artur, o protagonista de Dezoito de Escorpião. O inglês de 1919 é o que mais sofre pois é o mais desconectado do fenômeno, enquanto o feiticeiro angolano é o mais conectado, tanto que entende seus dons como feitiçaria. Uma contradição bem colocada pelo autor. Surgem também outras reflexões sobre a ciência e a religião. Sobre a arte, não é meu forte, mas as visões pintadas pelo artista Ioannis Fiore, são lindíssimas. Dos detalhes das cenas mais comuns até os deslumbrantes quadros que trazem eventos cósmicos e abstrados de uma forma bela, apreciável e inteligível. Esta foi uma das melhores HQ nacionais que li até o momento. Uma peça maravilhosa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário