segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Resenha #308 Paradoxo de Theséus (Alexey Dodsworth)

Paradoxo de Theséus do Alexey Dosdworth é o segundo livro que li da coleção Dragão Mecânico da Editora Draco. É uma coleção com livros curtos com 126 páginas. É muito bom voltar a ler outro livro do Alexey que nos brinda com histórias com uma ciência muito apurada e inventiva, mas sem perder de vista qualidades literárias que tornam suas obras muito divertidas de ler. Difícil não sair entretido com seus livros e aqui não foi diferente. E antes de falar da história, quero decretar quem não se encantou com a pureza de Ângelo, não tem coração.

Vamos a história. Estamos em 2071 e acompanhamos o cientista brasileiro Thomas Rocco, em sua vida de exilado de um governo anticientífico fundamentalista religioso em Utreque, na Holanda, onde está desenvolvendo um projeto científico Basilisco, que pretendia reunir várias mentes científicas reconhecidas, de várias áreas do conhecimento para uma única inteligência artificial. Alexey não esconde, nas primeiras páginas que o projeto devastou a cidade de Utreque e que, antes disso Rocco teve um terrível revés numa entrevista sobre o projeto. A forma de polarização entre os cientístas e os conservadores humanistas e, também os militantes da defesa da vida animal se cruzam numa configuração que acompanha o avanço tecnológico. Tal como tem estado em debate, com autores como Yuval Harari, que já abordamos no blogue.

O que a habilidade do autor nos mostra é que o que importa, na verdade é o como essas coisas acontecem. Temos uma boa quantidade de revelações e surpresas em um romance curto o que torna a leitura cheia de movimentação. Um romance muito gostoso de ler, que aborda alguns conceitos complicados mas que na voz do autor se tornam de entendimento muito fluido.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário