segunda-feira, 15 de julho de 2024

Resenha #344 Silêncios Infinitos (Nikelen Witter)


Silêncios Infinitos é o quinto livro da Série Dragão Mecânico da Editora Draco e foi o que mais me envolveu na atmosfera de tensão. Temos um romance que nos convida a investigar um mistério tanto dentro quando fora da cabeça da protagonista. 

Na história, acompanhamos uma nave colônia que busca colonizar Próxima B, segundo planeta que orbita a estrela mais próxima do sol. Esta nave não é uma nave geracional, onde os viajantes que chegam ao destino são descendentes dos que embarcaram, ao invés disso, mandou embriões congelados em uma nave. Quando a nave chegou perto do seu destino, a produção de clones que tripulariam a nave foi iniciada gerando indivíduos já adultos, mas carregando memórias de uma equipe na Terra, implantadas nos clones. Tendo algumas lembranças da Terra e do conhecimento técnico e científico dos originais escolhidos para a missão (cuja a missão foi justamente fornecer essas memórias). Desta forma, cada um recebeu um nome derivado de entidades da cultura latina e da asiática.

Passado um ano depois do nascimento dos clones (quando começa o livro) a colônia parece bem, com todos os especialistas fazendo seu trabalho de forma ordeira, mas Liu sente uma angustia que não consegue compartilhar com ninguém. Tem pensamentos e memórias de uma outra pessoa dentro de si. Contudo, antes que consiga se entender, uma crise sem precedentes inicia na colônia: o líder foi encontrado morto. Suicídio? Assassinato? Uma interferência alienígena? Casualidade? É nesse jogo que Liu tem de desvendar esse mistério enquanto tem de lidar com Teo, um membro da colônia que desconfia da normalidade de Liu.

O clima de mistério e tensão permeia todo o livro. O grande mistério sobre o que esta acontecendo foi minha grande curiosidade mas o livro aborda o grande tema da ficção científica: o que é o ser humano e inclusive politicamente uma vez que os membros da tripulação são cópias de pessoas da Terra mas eles nunca estiveram lá e nunca irão para lá. As perspectivas dessa condição pareciam que não teriam espaço em meio a crise mas o assunto acaba se tornando de importância vital. O resultado é um romance tenso com uma boa protagonista e um mistério que me prendeu o livro todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário