quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Resenha #41 Conto, O Contínuo de Gernsback (William Gibson)

[SEM SPOILERS]
O conto "O continuo de Gernsback" (The Gernsback Continuum) é o primeiro trabalho profissional de William Gibson.

A estória é de um fotografo contratado para fotografar prédios de arquitetura futurista dos anos 1930. Enquanto tirava as fotos acabou tendo uma visão desse mundo imaginado pela Ficção Científica dos anos 30 - dai a referência a Hugo Gernsback. Agora ele não sabe se foi uma visão de um mundo alternativo ou se está ficando louco.   

Neste conto, Gibson faz uma crítica contundente ao modo de fazer Ficção Científica da chamada "Era de ouro", em que o futuro limpo e perfeito imaginado por eles é retratado por Gibson como ingênuo e que já não servia mais para aquele momento. O conto é dos anos 1980 época de predomínio do subgênero Cyberpunk na FC.

Este conto é possível ser encontrado na coletânea "Reflexos do Futuro" (Mirrorshades) de Bruce Sterling, com tradução de Eduardo Saló que saiu pela coleção Argonauta. É um livro dificílimo de achar. Então aproveitem ao menos este conto.
Baixe o conto aqui no blog mesmo: DOWNLOAD - O CONTÍNUO DE GERNSBACK

Extra:Existe um filme de curta metragem chamado Tomorrow Calling, que é uma adaptação de The Gernsback Continuum

2 comentários:

  1. Boa resenha! Li esse conto hoje e estava atrás de mais informações =)

    ResponderExcluir
  2. Boa resenha! Essa obra é mesmo raríssima de se encontrar. Vi uma cópia da versão original na Amazon por mais de R$ 300,00. Já esta tradução lançada na coleção argonauta parece ser impossível de se conseguir.

    ResponderExcluir