terça-feira, 30 de julho de 2019

Resenha #100 - O Homem Demolido (Alfred Bester)

"O Homen Demolido" de Alfred Bester foi o primeiro vencedor do primeiro Prêmio Hugo (em 1953) e desde então tornou-se um clássico que influenciou vários autores como Philip K. Dick. Nesta obra temos uma perseguição policial frenética e inteligente, mas também uma antecipação do homem multifacetado dos tempos atuais. Na história, o futuro é tomado por telepatas chamados de Pexsen ou Psicodiafanistas. Graças ao trabalho de policiais telepatas há décadas ninguém é assassinado. Tudo começa quando Ben Reich, um rico empresário, concorrente de D'Courtney, planeja assassina-lo para acabar com a concorrência. Contudo Lincon Powell é um policial habilidoso que empreende uma caçada atrás de Reich, mas Reich também se preparou para lidar com policiais telepatas mas Reich não contava com uma testemunha: Barbara D'Coutrney, filha de Craye D'Coutrney vítima de Reich.

O livro tem apenas 200 páginas e com ritmo frenético, ágil e Bester consegue fazer com que algo relevante sempre esteja acontecendo, nada fica gratuito. A velocidade de comunicação dos telepatas também é bem escrita e um exercício de imaginação do futuro muito interessante e relevante, pois apesar de não existir telepatas no nosso presente, temos comunicação rápida e em tempo real influenciando diretamente as relações sociais. Contudo, o principal dessa obra é imaginar as várias camadas de personalidades emergindo e submergindo em conflito, dando profundidade aos personagens. O mundo criado por Bester influenciou bastante Philip K. Dick e as semelhanças para mim que já li bastante de PKD são bem aparentes: Telepatas (Pexsens/Precogs), homens atormentados e de identidade fraturada e ocupação avançada do Sistema Solar.

O livro não tenta pintar uma mudança drástica no futuro, nem para a utopia nem para distopia, tampouco com a tecnologia com a exceção dos computadores utilizando cartões perfurados. O resultado é um livro que envelhece muito bem, com uma leitura ágil e bem vinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário