terça-feira, 23 de junho de 2020

Resenha #137 - Pandemia: Covid-19 e a Reinvenção do Comunismo (Slavoj Zizek)


"Pandemia: Covid-19 e a Reinvenção do Comunismo" é uma obra da coleção Pandemia Capital da Boitempo onde o psicanalista Esloveno aborda a pandemia em textos recentes, que é a tônica da coleção. Alias é o motivo de publicar resenhas dessa coleção na mesma semana. Os textos giram entorno de explicar como os governos lidam ideologicamente com a pandemia e como a pandemia afeta o isolamento. 

O primeiro item parte da premissa de que o evento do Covid-19 é muito mais que um evento biológico e como a situação força os governos a adotarem elementos de um "comunismo", não do ponto de vista utópico ou teórico mas algo mais aproximado do "comunismo de guerra" na URSS de 1918. Tais medidas foram adotadas sem maiores percalços na China, mas na Europa e EUA, se conflitam com as necessidades do Mercado que por sua vez se contrapõe com a necessidade de preservar a vida. 

O outro eixo é sobre como a pandemia afeta as pessoas em isolamento e nesse ponto Zizek cita suas conversas com o psicanalista brasileiro Gabriel Tupinambá que salienta como a segurança do isolamento aumenta o medo em comparação com quem de fato está mais exposto ao perigo da pandemia. Zizek, como um bom polemista, não poupa seus colegas intelectuais de críticas, principalmente Giorgio Agamben, é muito criticado por se contrapor ao isolamento na Itália antes da chegada avassaladora da epidemia e também ao filósofo Byung-Chul Han, e sua obra mais conhecida Sociedade do Cansaço que resenhamos aqui. Contestando a ideia de autoexploração tida como realização, como sendo uma realidade para uma parte pequena dos trabalhadores.

Esta obra está disponível na plataforma Kindle Unlimited junto com mais outras duas da mesma coleção Pandemia Capital, então fica a dica para a leitura enquanto os textos estão atuais e relevantes. São leituras importantes pois para quem escreve ficção não pode tirar um olho do presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário