segunda-feira, 12 de abril de 2021

Resenha #178 - Era de Aquária (Coletivo KriptoKaipora)


"Era de Aquária" é uma publicação do coletivo KriptoKaipora capitaneados por Nelson de Oliveira, e criaram esta verdadeira obra da coletividade. O livro é uma coleção de contos com a ambientação em comum num futuro distopico, entre os anos 2050-60, onde a água ocupou quase todas as faixas de terra na superfície. Os acontecimentos do livro se passam no que restou de São Paulo, agora, Nova Piratininga. 

Os contos podem ser lidos separadamente mas juntos ganham força pois formam um mosaico rico e bem explorado como ficção científica, uma vez que esse mundo urbano submergido vai ganhando cores humanas a cada conto. Os contos conseguem se aprofundar nos personagens com muita agilidade, em comparação a outras coleções de Ficção Científica e ir direto ao que está acontecendo com cada um pois não precisam gastar linhas para se contextualizar a cada história.

O trabalho coletivo apresentado aqui lembra a série Wild Cards, guardadas as devidas proporções. Como em toda antologia, alguns contos vão agradar mais que outros mas mesmo os que não me chamaram tanto a atenção não destoam ou atrapalham a construção de mundo o que é o diferencial do livro, pois coletâneas de vários autores é difícil controlar e estreitar a discrepância entre os melhores e os piores, mantendo a qualidade. Era de Aquária consegue esse equilíbrio, pela proposta, pelo respeito ao tema e por ter sido uma leitura que me divertiu e agradou bastante. O destaque individual vão para "UIARA (Nathalie Lourenço), "Vias de fato, linha reta, caminhar" (Ricardo Celestino) e Uma constelação de estrelas adormecidas (Luiz Brás) muito devido a habilidade na escrita que conseguiu imprimir a brasilidade nas linhas desta Ficção Científica brasileira que está cada vez mais brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário