segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Resenha #254 A Espinha Dorsal da Memória (Bráulio Tavares)



"A Espinha dorsal da Memória" (2020) é a principal obra do escritor Bráulio Tavares onde o vemos na sua melhor modalidade, o conto. Minha edição é da editora Bandeirola que relançou a obra após campanha de financiamento coletivo repartindo a obra original em duas. A primeira de mesmo nome e Mundo Fantasmo. Este volume tem duas partes. A primeira estão agrupados contos curtos com temáticas bastante variadas onde podemos ver o autor com uma escrita muito acima da média na FC brasileira. Na segunda parte temos contos que giram entorno d'Os Intrusos, uma raça alienígena que aparece a Terra e abala profundamente nossas crenças em tudo. Vamos aos contos em separado. 

Parte I

"Mal-assombrado" é um conto muito curto. Um homem reflete em meio ao medo que o domina sobre criaturas que poderiam surgir das sombras.

"Os Ishtarianos estão entre nós" é um punhado de reflexões que fazemos em momentos de solidão, porém refinadas e cheias de ironias divertidas que só poderiam ter saído de um escritor de Ficção Científica.

"Catálogo de exposição" uma viagem num museu futurístico com todas as bizarrices que você não poderia imaginar. Gosto da constante sensação de estranhamento ininterrupta que o autor promove durante toda a leitura.

"História de Maldun, O Mensageiro" um conto sobre a memória por um senhor que tenta lembrar uma aventura de sua época de menino em plena idade média após a dissolução dos califados árabes. A falta de elementos e credibilidade do relator atiçam a curiosidade ao longo da jornada.

"Cão de lada ao rabo" David é um cientista que faz a maior descoberta científica num laboratório no porão de sua casa e é sugado por um buraco negro caseiro e de dentro dele tenta vislumbrar sua situação. Gosto das descrições das sensações e de imaginar esse horizonte de eventos.

"Mare Tenebrarum" Um momento dramático de uma casa sendo invadida pela chuva. O conto consegue retratar o caos da tempestade de forma comovente ainda que os personagens não tenham tempo para comoverem-se com nada.

"Sympathy of the Devil" Um autor recebe uma proposta de pacto feita pelo diabo e ambos tem uma conversa onde o diabo tenta convencer o autor a aceitar o trato. A forma com que o diabo se apresenta é bem diferente e o final surpreendente.

Parte II

"Príncipe das Sombras" acompanha um autor muito famoso por seus livros de viagem no tempo, em momentos com seu pai e depois com uma misteriosa mulher, em meio aos primeiros momentos da aparição d'Os Intrusos, extraterrestres de origem totalmente desconhecida. Enquanto está com o pai, a narrativa alterna entre as primeiras impressões, resumidas de seus próprios artigos, de um autor que não faz ideia do que está acontecendo e depois, o caos que se instaura e os sentimentos afloram a pele, quando ele encontra uma mulher misteriosa e se envolve com ela.  

"Jogo Rápido" O professor Leo chega ao Brasil para participar de uma missão espacial para receber Os Intrusos e é recepcionado pelo seu amigo de longa data Alan. Ambos conversam sobre como o Brasil mudou com a descoberta da vida inteligente fora da Terra e como esta bagunçou o imaginário popular com seitas e grupos com ideias malucas. São aspectos que pouco vi sobre invasões espaciais e os momentos mais impactantes são excelentes.

"Stuntmind" acompanhamos trechos da vida de Roger Van Dali, um stuntmind. São os seres humanos que voltam com conhecimentos dos Intrusos após entrarem em contato com eles. Conhecimentos tão valorizados que eles voltam e são tratados quase como divindades, criando uma casta de seres com revelações porém parecem ter perdido um pouco da sua humanidade. 

"Mestre de Armas" avança mais no tempo, onde uma guerra com os Intrusos é uma realidade e a humanidade avança pelos portais de Hipertempo, porém é uma viagem só de ida, sempre para frente. Isso obriga a humanidade a avançar criando estações. Acompanhamos uma unidade do exército em sua trajetória rumo a entidade máxima, mas isso seria avançar sempre ou uma luta sem sentido? O autor subverte a narrativa de Space Ópera de império enormes e fraturados para uma humanidade em franca corrida sabe-se lá para onde.

"O espelho-relâmpago no oco do ciclone" o livro encerra-se com um conto sobre a finalidade. Após a humanidade explorar o espaço, avançando no túnel do Hipertempo e construir dezenas de estações, eis que a humanidade retorna ao Sistema Solar. A unidade em Fobos, lua de Marte, traz um vislumbre da Terra mas não é mais o planeta que deixaram para trás. Acompanhamos um grupo de Decifradores e Descritores, que são a ponta de lança da exploração que busca entender os Intrusos numa guerra cada vez mais distante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário