quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Black Mirror: porque assistir?

Black Mirror é uma série de televisão inglesa da BBC exibida nos anos de 2011 e 2013. O tema principal é a influência da tecnologia nas nossas vidas e esta é a única coisa que liga as histórias, que não tem continuidade, nem repetem personagem ou atores. A ficção científica é um recurso comum, mas não é a regra na condução das histórias, que trazem reflexões atuais e variadas de nosso tempo.
Foram duas temporadas com três episódios cada e um especial de natal. A série vai ganhar uma nova temporada ano que vem pela Netflix. Se você não conhece a série deixe-me tentar te convencer a assisti-la com uma série de resenhas dos episódios, sem spoilers.  
Neste site eu consegui ver a série completa, menos o especial de natal. Contudo este tipo de material não fica por muito tempo nesses sites. É bom ver o quanto antes. Isso remete a pergunta da postagem. 

Porque assistir Black Mirror?
A tecnologia se mostra como uma Caixa de Pandora quando aberta. Isso já foi pensado das máquinas que lotavam as fábricas durante a Revolução Industrial no séc. XIX por vários pensadores de seu tempo e as transformações radicais que seguiram na história humana não os desmentiram. A décadas atrás o mesmo foi dito da informática e dos computadores. Não faltaram reflexões críticas na Literatura e nas Ciências sobre as transformações que estas novas tecnologias. 
A literatura Cyberpunk imaginou as piores expectativas possíveis em seus romances distópicos. A realidade alterada por computadores estavam nas fantasias de Philip K. Dick que passou-as em conta-gotas para seus romances entre os anos 1960-80. O clássico Neuromancer (1984), de William Gibson, cunhou vários termos usados até hoje quando se fala em cibercultura. Estas e tantas outras obras, foram um alerta para onde não ir. Esta é a função que se propõe na literatura distópica. Contudo esta Caixa de Pandora que parece não estar vazia continua a mudar nossa realidade. Novas reflexões precisam ser feitas porque muito do que aquela literatura temia está acontecendo. 
Black Mirror usa (quase sempre) a Ficção Científica para jogar em nossa percepção os atuais mal estares de nossa sociedade. São contos distópicos, tensos mas bastante palpáveis. É impossível ficar impassível com essas histórias e se a terceira temporada for tão boa quanto as duas primeiras você vai querer ter visto estes episódios. O espelho preto está na palma das nossas mãos e não conseguimos parar de olhar para ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário