sexta-feira, 1 de julho de 2016

Resenha #30 - O Homem bicentenário (Isaac Asimov)

[SEM SPOILERS]
O homem bicentenário é uma novela curta publicada nos anos 70, um dos trabalhos mais conhecidos de Asimov, sobre o tema que o tornou conhecido: robôs. Nele as três leis da robótica são discutidas durante a jornada solitária de Andrew, um robô que deseja ser humano. Voltamos então a velha questão, o que é ser humano?

Diversas questões são exploradas na busca de Andrew pelo reconhecimento de sua humanidade: nas relações familiares, econômicas, jurídicas, biológicas. Tão interessante quanto o protagonista são os (outros) humanos que demonstram as mais variadas emoções: Medo, inveja, admiração mas principalmente medo do desconhecido. A obra também conversa com o presente pois mostra de um ponto de vista humano a desumanização do outro. Paremos por aqui, para não entregar a estória. Apenas acrescento que é um texto é curto, profundo no debate, sem deixar de ser uma leitura prazerosa.

A edição lida para esta resenha é um pocket da editora L&PM, que contem "O homem bicentenário" e mais um conto chamado "Circulo vicioso". Trata-se de uma aventura dos investigadores Gregory Powell e Michael Donovan em Mercúrio. Este conto é especial por ser o primeiro conto em que as três leis da robótica aparecem de forma explicita na obra de Asimov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário