segunda-feira, 2 de abril de 2018

Resenha #70 - Kindred - Laços de Sangue

Kindred, Laços de Sangue é a primeira obra traduzida para o Brasil de Octávia Butler, primeira mulher negra a ser consagrada como escritora de Ficção Científica, e trouxe para o gênero o tema do racismo e do feminismo em suas histórias. A obra, escrita originalmente em 1979, chega com um imenso atraso (considerando, também, que a autora faleceu em 2006) mas também em um momento necessário no Brasil.

O tema da viagem no tempo, nas mãos de Octávia ganha uma dimensão social e histórica que da vida aos personagens. A história segue Dana, que ao completar 26 anos muda-se com seu marido, Kevin, para um novo apartamento em Baltimore. Então, é inexplicavelmente tragada no tempo e levada ao sul escravista dos Estados Unidos, algumas décadas antes da Guerra Civil. Dana descobre que sua aparição está ligada ao pequeno Rufus, filho do fazendeiro Tom, descendente direto de Dana. Quando Dana salva Rufus da morte suas vidas ficam atreladas e Dana obriga-se a viver fora de seu tempo para garantir a própria existência.

A obra é narrada em primeira pessoa pela protagonista, Dana, que não apenas serve como nossos olhos do presente contrastando com o passado, mas uma personagem que muda com a história e a sente na pele de maneiras horríveis. Rufus também se desenvolve na obra, mostra um homem da sua época tentando, as vezes ser diferente, outras mostrando o pior lado do ser humano.

A reconstrução histórica das dinâmicas sociais do período é brilhante. A tensão entre senhores e escravizados e entre os próprios escravizados estão lá com toda a força. A intensidade dos sofrimentos tornam a leitura muito impactante e até difícil de prosseguir, ao mesmo tempo que Octávia coloca tudo isso numa escrita que dispensa as formas prolixas e fala de forma contundente e direta, prendendo o leitor pelas mais de 400 páginas do livro. Obra mais que recomendada.

Um comentário:

  1. Caracas, gostei da postagem. Vou procurar o ebook aqui e colocar na lista.

    ResponderExcluir