terça-feira, 4 de junho de 2019

Resenha #96 - Espaço Eletrônico (Philip K. Dick)

Estamos de volta para falar de outra obra de Philip K. Dick, "Espaço Eletrônico" (The Unteleported Man) foi escrito em 1964 e lançado no Brasil em 1971 no selo de FC Urânia da antiga editora Brugueria. Eram edições de baixo custo, de bolso e hoje é a única opção para se ler em nossa língua, mas como bom fã do autor, aceito de bom grado a rinite provocada por suas 160 páginas amareladas. Esta novela teve uma segunda versão "Lies Inc." escrita alguns anos depois, ainda sem tradução para a língua de camões. Foi uma leitura rápida e emocionante de uma obra da primeira fase do autor.

A história se passa em 2014 em uma Terra superpovoada poe 7 bilhões de habitantes. Após a descoberta de um planeta habitável, o nono planeta da estrela Formalhaut, chamado Whale's Mouth, a imigração em massa parece uma solução. A empresa de Rachmael von Applebaum era a líder no mercado de transporte de colonos inter espaciais até uma nova tecnologia encurtar o tempo de transporte de 18 anos para 15 minutos. Porém nenhum imigrante retornou para contar como era o planeta. Rachmael, desesperado pela falência da empresa, quer provar que Whale's Mouth é uma farsa e então busca a ajuda da empresa Lies Inc. para reter a maior nave da empresa chamada Onphalos. 

O clima de paranoia em relação o mistério de Whale's Mouth é bem estabelecido e o livro tem bastante ação, principalmente depois que o mistério desenvolvido e o suspense acaba. O autor ainda não tinha inserido os elementos de conflito com a realidade que o fizeram ser conhecido, pois o autor ainda estava em sua fase mais "pulp". É um livro que vale a pena ser lido se você conseguir encontrá-lo, mas tem mais valor para quem quer completar a coleção do que para o leitor casual ou para quem quer começar a ler o autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário