segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Resenha #160 - Tony e os Besouros e outras histórias (Philip K. Dick)


"Tony e os Besouros e Outras Histórias" é uma a reunião de 4 contos de Philip K. Dick, traduzidas por Maurício Coelho e lançadas na Amazon em 2020. Foi a única obra escrita por um estrangeiro que li na minha Corrida Kindle Unlimited! Infelizmente o tradutor e editor não deixou qualquer informação sobre os contos, ou sobre como surgiu a ideia de traduzi-los. Até onde pude averiguar, são contos que estão em domínio público. Como fã do autor, também gostaria de uma introdução.  

"Tony e os Besouros" (Tony and the Beatles) conta a história de Tony que vive numa colonia terrestre junto com os Pas-Udeti, uma raça insetoide, que convivem razoavelmente bem, mas tudo deteriora-se quando ambas as raças entram em guerra em outro sistema, mas as notícias que chegam do espaço vão mudar a vida de Tony e dos habitantes da colônia. O conto parece incompleto, quando a história vai engrenar, ela acaba.

"Além da porta" (Beyond the door) foi publicado pela primeira vez em Janeiro de 1954 na revista Fantastic Universe. Não se trata de uma Ficção Científica (classificaria como Weird Fiction se o termo existisse na época. O conto é bastante curto e não se dedica a explicar muita coisa. Larry compra um relógio cuco para sua esposa, Doris. Ela fica muito feliz até descobrir que Larry adquiriu em uma troca de quinquilharias. Contudo, ela parece adorar o cuco, enquanto Larry fica cada vez mais raivoso. O conto deixa coisas demais no ar. Seria o cuco apenas um veículo imaginado para a tensão do casal?

"Intrometido" (Meddler) publicado pela primeira vez na revista Future Science Fiction em outubro de 1954, é uma história sobre viagem no tempo e suas consequências. O conto é bastante envolvente e com um final excelente!

"Progênie" (Progeny) foi publicado em 1954 e mostra a destruição de uma família que não tem mais o direito de criar o próprio filho, pois o governo se encarrega de ensinar tudo através de robôs. Ironicamente o pai fica indignado com a situação e a mãe aceita passivamente a ideia de só poder conviver com o filho apenas quando for adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário