segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Resenha #248 Contos de Outrora, d'As Crônicas de Kérdar (Eduardo Alós)


"Contos de Outrora" de Eduardo Alós é uma pequena coleção de contos de Fantasia ambientados no mundo de Kérdar, o mesmo o romance "As Crônicas de Kérdar: A espada do dragão e os dragões vermelhos". Os contos exploram momentos antes do início do livro, revelando algumas origens e dando protagonismo a personagens secundários. É interessante como este conjunto de histórias funciona tanto quando lidos antes do romance (uma prévia do que esperar deste mundo, sem comprometer o romance) quanto depois (pois aprofunda alguns personagens secundários).

Nordhal e o tesouro de Hedlund acompanha um grupo de pescadores que, influenciados por um velho persuasivo, partem em busca de um tesouro numa ilha que ninguém parece saber a localização. Conhecemos Rekdal e a entidade que sabe o futuro, além dos que viriam a ser os donos do mercado de Udveske, que entrarão na trama do primeiro livro das Cronicas de Kerdar. É basicamente uma historia de piratas com tudo que queremos ver neste tipo de história, principalmente ação e maldições!

Em Thern e o Torneio de Verão conhecemos como o chefe da guarda de Sydlige chega ao seu posto e como a linha entre o sucesso e o fracasso é tênue. Além desta reflexão, podemos vislumbrar o reino dos humanos em uma época de paz, com suas estruturas sociais que são uma boa introdução ao primeiro romance. O torneio é bastante divertido de acompanhar e as cenas de ação bem conduzidas.

A Perdição de Álfheim nos leva até o Reino dos Elfos onde vemos que uma pequena fagulha de tragédia pode desencadear outras tragédias ainda piores. Além de conhecermos as origens de alguns personagens e as motivações de outros, temos o lado melancólico de um reino que aparenta ter sempre a sabedoria necessária para ser eternamente feliz mas nada é sempre tão feliz assim. 

A Senhora da Floresta acompanha uma menina que ao descobrir a verdade sobre sua mãe biológica tenta quebrar a maldição que persegue sua linhagem e ao mesmo tempo tenta viver ao lado de seu amado mesmo contra a vontade de todos. Novamente temos uma tragédia no sentido clássico do termo. Vale acompanhar este drama até o fim.






Nenhum comentário:

Postar um comentário