segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Resenha #212 - Sertãopunk - Histórias de um Nordeste do Amanhã (Alan de Sá, G. G. Diniz, Alec Silva)


"Sertãopunk: Histórias de um nordeste do amanhã" é uma antologia de textos e contos que buscam estabelecer um novo subgênero de ficção científica que reflita o nordeste brasileiro. Os autores começam a antologia com quatro textos curtos que estabelecem com bastante riqueza de detalhes, com muita propriedade e boa argumentação, sobre é o sertãopunk e como se relacionam com o próprio nordeste, com o afrofuturismo e a religiosidade no Brasil. Na sequência, temos dois contos, "Os olhos dos cajueiros" e "Schizophrenia" que servem para ilustrar o que os textos evocam. Tudo isso em um livro de apenas 50 páginas.

O conteúdo do livro me agradou bastante e você termina a leitura dos primeiros textos sabendo de fato do que se trata, porém senti falta de um texto com um apelo mais artístico e emocionado, pois no fim das contas estamos falando de arte. Gostei quando o autor teceu uma crítica ao "Cyberagreste, pois é no contraponto ao que vem sendo feito e não satisfaz, que sentimos a força do propósito de movimento. Outro elemento artístico que senti falta foi uma maior quantidade de contos, pois como disse, tudo isso é sobre arte no fim das contas e apesar de ter gostado dos contos, achei apenas dois contos muito pouco.

O primeiro conto, é uma investigação policial que me agradou bastante pela construção do mundo e pela virada no andamento da investigação. Neste caso, o final em aberto funcionou bem. AO menos é melhor que uma resolução ruim. O segundo conto, "Schizophrenia" é cheio de imagens interessantes mas alguns elementos de construção de mundo ficaram sobrando, apesar de interessantes. Porém o gostinho de "no fim tudo era sonho", apesar de não ser exatamente isso, amargou o conto no final.

No fim das contas, acho o saldo do livro positivo, mas a sensação de que a coisa toda ficou mais na teoria que na prática. Quero ver muito mais histórias ambientadas nesse subgênero!

Nenhum comentário:

Postar um comentário