segunda-feira, 13 de março de 2023

Resenha #276 Ancestral (Israel Neto)


"Ancestral" é uma space ópera afrofuturista escrita por Israel Neto e lançada pela editora Kitembo em 2021. O primeiro volume entrega uma história ágil que caminha com habilidade por uma construção de mundo complexa abrangendo vários planetas do sistema solar de Rá. São os mundos de Orum, Kemeti, Europe, Inca e Oceânica que juntos formam a presença humana no sistema solar. Em Ancestral, não viajamos para um futuro distante, mas para um longínquo passado ancestral onde a Terra foi povoada por civilizações que hoje consideraríamos avançadíssimas, numa pegada de "Eram dos Deuses Astronautas?" mas carregada com a estética e temáticas afrofuturistas, ou seja, olhando para o futuro mas sem esquecer o passado. Isso está impresso no dilema e no conflito civilizacional no sistema de Rá. 

O corpo central do sistema Rá, está chegando ao ponto onde não conseguirá mais sustentar a vida no sistema e colapsará. Tal crise é irreversível mas isso não significa que os povos cessariam seus conflitos para resolver a questão. Acompanhamos um grupo de cientistas e diplomatas, principalmente de Orum, dedicados a desenvolver a tecnologia de viagem que permita o êxodo para o planeta Terra. Nessa aventura ágil, o autor foi bem habilidoso e conciso na ambientação de cada um dos planetas visitados, não deixando dúvidas quanto as referências usadas. Até porque este é apenas o primeiro volume da saga e logo entendemos que o foco logo se voltará para a Terra, destino da grande viagem.

A leitura é bastante fluída e vai agradar o leitor que gosta de uma boa aventura, mas nem tanto o que deseja tramas densas e carregadas de detalhes. O aspecto introdutório e o gancho no final é o que se pode esperar de um primeiro volume de uma saga, mas a história consegue se concluir e dar algumas respostas sem parecer que o livro acabou no meio. Agora é aguardar o segundo livro! 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário