segunda-feira, 20 de março de 2023

Resenha #277 Espere agora pelo ano passado (Philip K. Dick)


"Espere agora pelo ano passado" é um romance do meu autor favorito Philip K. Dick de 1966 que aborda a viagem no tempo, uso de drogas e um inesperado aspecto político, que ficou bastante interessante sem perder a ironia típica do autor.

Acompanhamos o Dr. Eric Sweetcent em 2055, um médico especialista em transplantes de órgãos artificiais que é convocado para cuidar de Gino Molinari, o Secretário-Geral da ONU que tem a saúde muito frágil e está na corda bamba em uma guerra entre duas raças alienígenas. Os starman, de Lilistar, uma raça humanoide e beligerante de seres acinzentados e os reegs, seres insetóides de aspecto repulsivo mas extremamente empáticos. Os reegs estão vencendo a guerra mas a Terra apoia formalmente Lilistar. Presos por um pacto, Molinari tenta evitar que a Terra se afunde ainda mais numa guerra perdida. Enquanto isso, os starman criaram uma droga altamente viciante para usar como arma de guerra contra os reegs. A JJ-180, ainda experimental, faz o usuário retornar ao passado, porém em Eric o efeito é o inverso, viajando para o futuro. Contudo, não há efeito, ou quase um superpoder, que mude a essência patética de Sweetcent. Com sua esposa Kathy, formam o típico casal philipkdiciano. Uma mulher controladora e de personalidade forte e um homem dependente, depressivo e, em outras palavras, um reflexo do próprio autor e seus relacionamentos.

"Espere agora pelo ano passado" foi o segundo lançamento da Suma de obras, depois que a Aleph parou de publicar as obras novas do autor. Fico feliz de ver tantas obras, inclusive algumas mais obscuras como esta. Ela é bem representativa do autor, com sua ironia e toques autorreferenciados nos personagens de Eric e Kathy, e além disso, aqui há uma boa trama politica para além da viagem no tempo. Outra curiosidade é que antes de "A Máquina do Tempo" de H. G. Wells, as viagens no tempo na Ficção Científica eram imaginadas como viagens na percepção, sonhos ou hibernações induzidas. Dick faz uma releitura dessas viagens com a viagem no mundo das drogas sintéticas, que foram parte de sua vida.

Um comentário: