segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Resenha #316 20 Relatos Insólitos de Porto Alegre (Rafael Guimaraens)

20 Relatos Insólitos de Porto Alegre foi uma leitura de exploração para um livro que estou escrevendo. Sendo assim, as expectativas que a leitura gera são diferentes da de uma leitura causal. Meu livro será uma extensão dos meus contos A Sombra da Rua do Arvoredo" que lancei avulso em e-book pela Amazon e Um Crime no Mercado Público que saiu na antologia Outros Brasis da Ficção a Vapor. Não buscava por histórias para adaptar ao subgênero steampunk mas por insights de lugares e personagens históricos que contemplassem o período histórico do meu livro, o século XIX.

O que me atraiu neste livro foi que as histórias foram compostas sobre muita pesquisa, que já é característica do autor em outras obras. Há muitas passagens reais de jornal, fatos retirados de fontes mesclados com a imaginação do autor, dramatizando vários momentos com a inserção de diálogos, mas sem tentar reescrever a história. A maioria das histórias se apresenta no formato de conto, mas há crônicas e até um roteiro, como forma de explorar as histórias. Entre elas, a que mais atiçava minha curiosidade foi sobre os crimes da Rua do Arvoredo. No fim das contas, achei referências para continuar minhas pesquisas para a obra mas achei menos dados que esperava. Contudo, foi uma leitura muito agradável. Obviamente, se você não é ou já foi  habitante de Porto Alegre, não vai achar muita graça, mas para quem tem algum apreço pela capital do Rio Grande do Sul, vai encontrar causos muito emocionantes de acompanhar em todas as épocas da cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário