sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Resenha #19 - A sombra vinda do tempo (H. P. Loverrcraft)

[SEM SPOILERS]
A sombra vinda do tempo é uma das últimas obras escritas pelo gênio da Literatura Fantástica H. P. Lovercraft. Nessa obra, usou a Ficção Cientifica para nos perturbar. 

A história
A narrativa se dá em forma de uma carta, como um legado, do Dr. Nathaniel Wingate Peaslee, que ficou "fora do ar" por cinco anos de sua vida e quando recobra a si começa a investigar os sonhos que ficaram em sua cabeça com a ajuda de seu filho Wingate. É uma trajetória que resume a vida pregressa e os motivos da expedição de escavação na Austrália onde ele aprofundará sua investigação até limites apavorantes.

Viagem no tempo
A grande sacada do livro é a viagem das consciências no tempo que Lovercraft constrói no livro de forma envolvente. As ciências e o pensamento científico tem um papel de porto seguro para o personagem principal não cair nas loucuras a qual a situação o submete e a forma de carta-depoimento favoreceu o suspense, pela forma como o conteúdo dos mistérios é revelado.

Considerações finais
O autor faz seu Horror com as incertezas do pensamento europeu que via na no progresso científico um chão sólido para pisar, apesar da Primeira Guerra Mundial já ter ocorrido. A leitura é rápida, mas o tom de relato de um cientista, (que escreve como cientista) promete compensar o tamanho do livro que exige atenção pelas frases longas. Porém a forma de relato potencializa o suspense da obra. 

Sobre a edição lida para a resenha: A Sombra Vinda do Tempo de H. P. Lovercraft, tem 117 páginas. A edição da Hedra traz um material extra muito bacana, como trechos de um desafio que acabou se transformando no livro que ficam após o texto principal. Também tem um artigo comentando o livro antes do texto principal, mas fica a recomendação de lê-lo apenas depois, uma vez que ele faz comentários que são melhor compreendidos após a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário