terça-feira, 1 de novembro de 2016

Resenha #49 - Encontro com Rama (Arthur C. Clarke)

"Encontro com Rama", é outra obra clássica de um autor clássico da FC. Arthur C. Clarke consegue envolver o leitor num suspense envolvente. Suas obras são conhecidas por misturar conhecimentos científicos, muito bem embasados, com elementos místicos que perpassam a obra. Nesta obra a parte científica se faz muito mais presente.

A Estória se passa num futuro onde o homem assentou-se solidamente em vários planetas e luas do sistema solar (Mercúrio, Terra, Marte, Ganimedes, Titã e Tritão), contudo, ainda se vê sozinho no universo. Até a chegada do misterioso objeto que se dirige em direção ao Sol velozmente. A estória é basicamente a missão de exploração comandada pelo Capitão Norton ao objeto denominado Rama, para travar o esperado primeiro contado com um ser alienígena.

O leitor pode esperar uma estória bastante envolvente. Ela segue duas linhas, a principal é onde a expedição se desenrola, as sensações dos personagens aos efeitos gravitacionais são descritas com muita perícia e eficiência. Tudo fruto do conhecimento científico do autor. A segunda linha é das reuniões do conselho dos Planetas Unidos que auxiliam (ou atrapalham?) o andamento da missão. O livro é curto, isso justifica, em parte, os personagens serem comuns e pouco desenvolvidos. Os personagens que fazem parte da expedição são, basicamente, aventureiros intrépidos frente a uma mistério estrondoso e a jornada para descobrir esse mistério, consiste a maior qualidade do livro. Note que eu disse "a jornada", e não "a revelação". Pois não há muitas respostas no fim. É sabido (e não spoiler), que as sequências revelam os grandes mistérios apresentados nesse livro.

Considerações finais
Clarke mostra mais ciência que misticismo neste livro. É um prato cheio para quem gosta de FC "Hard". Contudo, pode desagradar quem gosta de personagens bem desenvolvidos (não há aqui) e uma revelação bombástica no fim, pois existem sequências.

Baixe ENCONTRO COM RAMA aqui no blog.

Um comentário:

  1. Boa resenha, Wilbur! Cheguei ao blog através de sua resenha de "Piratas de Dados" (Bruce Sterling) no Skoob. Estou lendo várias resenhas de livros que já li, não estranhe se começarem a pipocar comentários meus.

    Terminei a leitura esses dias. Infelizmente, mais ou menos na metade do livro tive que fazer umas pausas por conta de outros compromissos, não sei o quanto isso influiu, mas achei que o livro estava um tanto arrastado.

    Já da metade para o final, fica extremamente empolgante. Muito legal cogitar a provável influência que livro teve na criação de certos conceitos vistos em jogos como Halo e Mass Effect.

    E, ainda que os personagens não sejam desenvolvidos (não me importo muito com isso aqui, para mim, o foco é a jornada, Rama etc.), é legal ver algumas particularidades como o diferente tipo de casamento permitido.

    Uma pena que a Aleph já tenha declarado que não tem o menor interesse em lançar as continuações, as quais eles julgam não serem tão boas. A única coisa que sei é que o Arthur C. Clarke as escreveu em parceria com outros autores. De qualquer forma, para mim, "Encontro com Rama" pode ser considerada uma obra completa.

    ResponderExcluir