terça-feira, 28 de julho de 2020

Resenha #142 - Duna (Frank Herbert)

Duna foi lançado em 1965 por Frank Herbert e mesmo sem brilhar nos primeiros anos depois de lançado, ganhou o reconhecimento como uma das obras mais importantes da Ficção Científica. É um clássico que gerou uma série que divide opiniões que geralmente se divide entre os que acham apenas o primeiro livro relevante e os que apreciam todos os 4 volumes. Hoje vou falar apenas do primeiro livro e tentar indicar se é o que o leitor está procurando.

Duna uma Space Opera que conta a história de Paul Atreides, herdeiro do duque Leto Atreides. A história se passa num futuro indeterminado onde governa o Imperador padixá junto com diversas casas de lealdade que dominam planetas como feudos. Um dos planetas mais importantes é Arrakis, conhecida como Duna, um planeta sem oceanos, tomado por desertos, onde a maior riqueza é uma especiaria valiosíssima que sustenta o império, o mélange. Seguindo as leis do império, a família que atualmente domina o feudo de Arrakis, a casa Harkonnen, deve passar o domínio para a casa Atreides e tudo começa quando a família chega a Arrakis para assumir o planeta. Começa um confronto silencioso entre as casas, cheias de intriga e politicagem. Paul nasceu com habilidades e ensinamentos das Bene Gesserit, uma especie de guida de magia e espionagem da qual a mãe de Paul, Jéssica, faz parte. Os Atreides planejam se aliar aos fremen para combater os Harkonnen. Os fremen são os habitantes locais de Arrakis muito adaptados ao deserto.

O livro se divide em três partes, e cada parte é cheia de pequenos capítulos não numerados, encabeçados por citações de alguns livros que fazem menção ao que vai acontecer, mas de forma retrospectiva, por vezes épica. A narrativa não tem pressa alguma de encadear os eventos, apresentar novos personagens e detalhar a vida no deserto e os aspectos religiosos intrincados na política de forma profunda. Aliás os temas de política e religião são tão bem tratados como a ecologia e biologia. É um livro imersivo que tem poucos momentos desinteressantes ou lentos demais e prende a atenção em duas mais de 500 páginas. A edição conclui com alguns textos extras que complementam o conhecimento sobre esse universo e um glossário de termos que ajudam os leitores mais aficionados e curiosos por detalhes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário