segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Resenha #270 Crônicas de Le Chevallier: Le Chevalier e o Pêndulo da Morte (A. Z. Cordenonzi)


"Crônicas de Le Chevallier: Le Chevalier e o Pêndulo da Morte" é um dos episódios de uma série de quatro contos que complementam a narrativa do romance Le Chavallier e a Exposição Universal. Cada conto tem como protagonista os quatro personagens principais do romance, antes de cruzarem seus destinos no livro. Após já ter falado sobre o conto da Juliette, vamos ao conto referente ao protagonista da série, o próprio Le Chevalier em uma aventura antes da história do livro.

O conto é bastante curto e narra uma aventura que começa no seu ponto mais crítico. Numa homenagem ao clássico do terror, Edgar Allan Poe, encontramos Le Chevalier preso numa cama sob o pêndulo da morte, uma lâmina que desce lentamente para partir a vítima ao meio, literalmente. Situação essa que foi repetida no cinema a exaustão, por exemplo no filme 007 contra Goldfinger onde o espião é ameaçado com um laser ao invés de uma lâmina. Talvez nem todos saibam que tudo se originou do clássico de Poe.

Como podemos imaginar, nosso herói escapa (afinal de contas ele precisa estar vivo para estrelar no livro) mas antes disso é contado como ele se meteu nessa situação, do chamado do Bureau até a perseguição a sua tia, que está por trás de toda a trama. É um conto curto mas divertido e serve como porta de entrada ao mundo que o autor construiu. Recomendo ser o primeiro a ser lido, antes do romance e dos demais contos, e isso é muito fácil de fazer. Os contos estão de graça na Amazon!


Nenhum comentário:

Postar um comentário