segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Resenha #265 Invasão Espacial, Perry Rhodan 7 (Clark Darlton)


[As resenhas do blogue não costumam ter spoilers, mas para esta série não teremos esta preocupação. Pois ela será escrita pensando em trocar ideia com os leitores que já leram as obras. Além disso contar o enredo das primeiras histórias não constitui grande prejuízo para quem deseja começar a série, mas de qualquer forma fica o aviso]

"Invasão Espacial" é o sétimo volume da série Perry Rhodan, que nos traz uma aventura bastante ágil onde nosso herói e seu Exército de Mutantes enfrentam a ameaça de uma invasão pelos DIs, Deformadores Individuais, uma raça insetoide que tem a habilidade de trocar de espírito com humanos. Habilidade essa que usam para tentar extinguir a humanidade. Esse mote de invasão nos remete ao clássico Invasores de Corpos de Jack Finney, mas os invasores aqui agem em escala global, procurando posições chave entre governantes e cientistas.

Esse episódio explorou muito bem as habilidades dos mutantes, que apesar de poderosos, não são uma solução instantânea para a ameaça dos DIs. Perry Rhodan precisou coordenar esforços e agir com cautela para finalmente conseguir eliminar os invasores que quase detonaram uma quantidade colossal de combustível radioativo. O destaque vai para Ernst Ellert que se sacrifica para a equipe mas não morre devido aos seus poderes de transportar seu espírito/consciência, seja lá o que for pelo tempo. Porém, como desta vez o fez de forma reativa, seu espírito foi arremessado pelo espaço-tempo e ele tornou-se um vagante perdido no tempo em um diálogo, no mínimo intrigante, com uma inteligência chamada Gorx.

O destaque negativo vai para o discurso de Rhodan para a necessidade cega para a construção de armas como único caminho possível para a Terceira Potência. Até entendo que a situação da 3ª Potência exija um mínimo armamento, mas achei mais do mesmo da Guerra Fria que pretendiam superar, com a filosofia de unir a humanidade. Unir para que? Entrar em guerra com outras espécies? Nem todas as outras raças serão hostis e alheias a diplomacia neste universo, então o Império Galático de Rhodan será apenas uma megalomania expansionista? Ficam estas dúvidas.   

Destaco também, o final do livro com uma revelação de que Alan D. Mercant, chefe da espionagem do Ocidente e aliado de Rhodan fora enganado pelas autoridades do próprio país que quebrou o acordo com a Terceira Potência. Foi um livro curto e ágil, que poderia ter explorado melhor as variáveis de uma invasão pela raça DI mas entregou bem o que se propôs. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário