segunda-feira, 2 de maio de 2022

Resenha #233 - O destino de poseidônia (Clare Winger Harris)


"O destino de Poseidonia" de Clare Winger Harris é uma das histórias da autora que surgiu nas antigas revistas pulp dos anos 1920 nos Estados Unidos e que está sendo celebrada pela editora Cyberus com vários lançamentos de contos na Amazon. Este é um dos contos que foram lançados e o segundo da autora resenhado aqui.

Em O destino de Poseidonia, acompanhamos George um astrofísico que vê seu interesse amoroso, Margareth sendo conquistado pelo misterioso Martell. George, tomado pelo ciúmes, começa a investigar Martell e acaba encontrando evidências de seu envolvimento em eventos estranhos na Terra, como a diminuição dos níveis dos oceanos, o desaparecimento de uma aeronave (a Pégasus) e, também, de um transatlântico, o Poseidonia.

Sabemos que as histórias das revistas pulp tinham bastante preocupação em trazer uma virada no final dos seus contos, mostrando que seu protagonista estava errado na forma de pensar. Ao fazer essa leitura, me peguei tentando adivinhar o final e falhando miseravelmente. A autora não perde tempo explicando a razão de todos os eventos espetaculares e isso acabou deixando os contos envelhecerem melhor, o que não signifique sem todos envelheceram bem. Porém se o leitor se deixar levar pelo absurdo e apenas embarcar no mistérios, será recompensado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário