terça-feira, 25 de abril de 2023

Resenha #282 Entre os Dragões e as Sombras, As Crônicas de Kérdar (Eduardo Alós)


"Entre os dragões e as sombras" é o segundo livro de contos das Cronicas de Kérdar de Eduardo Alós. Da mesma forma que no livro anterior, é uma coleção de contos com personagens secundários do romance principal da saga. O primeiro livro foi A Espada do Dragão e os Dragões Vermelhos dando pontapé inicial na saga, a coleção de contos Contos de Outrora trouxe contos com personagens secundários e explica com detalhes alguns eventos que ocorrem no primeiro livro.  "Entre os dragões e as sombras" funciona da mesma forma em relação ao segundo romance da saga O Mestre das Sombras. Contudo, diferente dos contos de Contos de Outrora, esta coleção de contos são um prelúdio, trabalhando quatro coadjuvantes que vão aparecer em O Mestre das Sombras, o segundo romance da saga principal de Kérdar. Vamos aos contos isoladamente.

Os dois primeiros contos tem um tom de tragédia anunciada que me remeteu as tragédias gregas, onde o acaso leva a grandes dores, mais que decisões ruins. Pîcundir, o Hamtammr, acompanha a vida do amaldiçoado Pîcundir, numa sequência direta do conto do livro anterior, Maldição em Alfheim, que procura um caminho duvidoso para livrar-se de sua maldição e acaba caindo em mais desgraças. Gabil, o Soberbo, acompanha o anão Gabil, que vive na Ilha dos Anões, que tornou-se muito mais dura após a guerra contra os Dragões Vermelhos, mas recebe a chance de se redimir com uma missão dada por um dos poderosos Nahons.

Dois dois últimos contos, temos histórias mais otimistas, de guerreiros que enfrentam obstáculos de frente e triunfam basicamente sobrevivendo. Erikka, Guerreira de Zeme, temos uma guerreira que se molda na batalha, mas não antes de sofrer um revéz e do fracasso, encarar inimigos que pareciam mais fortes e espertos que a Guarda da Província de Zeme. O outro conto, Jarkko, Lobo Solitário, é uma sequência direta, visto que o personagem título é uma criança no conto anterior. Jarkko é um jovem em treinamento para entrar na feroz elite de guerreiros lobo mas após um ataque de gigantes se vê obrigado a caçar sozinho para se provar como apto a entrar no grupo mais formidável de batalha entre os humanos.

Os contos vão progressivamente ficando melhores, sendo o último meu favorito do autor até então. Isso mostra uma evolução enorme de sua escrita. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário