segunda-feira, 1 de abril de 2024

Resenha #329 Croniquetas do Atendente (Mauro Scheuer Messina)


[Resenha publicada após o dia 1º de Abril para que não hajam acusações de esteja falsamente tomando partido na contenda entre o livreiro e o professor LD.]

Croniquetas do Atendente é um livro de crônicas com histórias que se passam numa livraria conhecida do Centro Histórico de Porto Alegre, a Ladeira Livros. O autor é nada menos que o dono desta livraria. Não há como fugir da localidade peculiar onde se passam as histórias e o autor não tenta fazer algo universal sobre algo tão particular. Quem conhece a livraria, conhece seu dono e os frequentadores mais conhecidos. Contudo, mesmo sem tal pretensão, Mauro acaba abordando assuntos universais e até espinhosos, como seu posicionamento político a esquerda, com leveza, ironia e bom humor.

As artes de Paulinho Aguiar são um show a parte, pois seu traço transmite a leveza do projeto e o ambiente aconchegante da livraria. Obviamente, por ser um frequentador da livraria, minha resenha é contaminada pelo envolvimento com o lugar. Atualmente não ando tanto pela região do Centro Histórico de Porto Alegre, mas sempre que passo pela região, não me furto de fazer uma visita de médico por lá. Além disso, o grosso dos leitores é frequentador da livraria e/ou foi da Banca do Mauro que ficava no Campus de História da UFRGS. Sendo assim, posso apenas imaginar como deve ser para um leitor que não faz ideia de quem seja o Mauro, como seria ler esse livro. Num exercício de imaginação, diria que é como conhecer um personagem que vai se construindo na frente do leitor a cada pequena crônica e fazem um conjunto muito completo daquele ambiente. Se o leitor deste humilde blogue resolver se arriscar, vai encontrar uma leitura leve mesmo nos momentos mais pesados e vai passar as páginas com um sorriso de canto de boca com as tiradas do Mauro. Como já conheço um pouco o livreiro, digo apenas que estou no aguardo da sequência e de uma versão escrita pelo Profº LD. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário