domingo, 21 de agosto de 2016

Resenha #39 - Visões Perigosas: Uma arque-genealogia do Cyberpunk (Adriana Amaral)

Visões Perigosas: uma arque-genealogia do Cyberpunk é mais um livro de não-ficção que eu comento no blog, o primeiro foi Cypherpunks do Julian Assange. Vou apontar apenas algumas características básicas do livro que, espero eu, despertem o interesse do leitor pelo tema.

A obra é uma adaptação da tese de doutorado da autora, Adriana Amaral, na área da comunicação no qual ela disserta sobre o Cyberpunk. Segue um caminho não linear preferindo tecer uma teia intrincada entre subculturas relacionadas a música, cibercultura, da literatura de ficção científica e no cinema. Há um bom motivo para isso: o cyberpunk é um subgênero que se faz presente em todas essas áreas. Dessa forma a autora desconstrói o conceito de cyberpunk para investigar as partes separadamente traçando pontos de contato com o punk, cultura hacker e principalmente com a obra Philip K. Dick, colocando-o como proto-cyberpunk. Por fim, as remonta nas análises dos filmes Blade Runner, Vingador do Futuro e Minority Report (baseados na obra de Philip K. Dick) que trouxeram popularidade a estética cyberpunk.

Os capítulos e subcapítulos são extremamente subdivididos. Para quem já está acostumado com a escrita acadêmica talvez muitos deles pareçam inúteis porém a metodologia não linear justifica o cuidado na organização do texto para não torná-lo desnecessariamente inacessível. Digo isso pois a leitura é densa, carregada dos conceitos necessários de um doutoramento mas para quem já conhece os nomes das bandas, músicos, escritores de ficção científica, movimentos culturais, filmes,  contextualizados ao longo da leitura (nem que seja só de nome) vai conseguir se situar bem melhor que num livro e aproveitar a leitura.

A densidade da obra pode afastar o leitor casual. Não é leitura de praia mas se você não tem medo de texto acadêmico e já se interessou pelos termos "cyberpunk" e "Philip K. Dick" o livro é mais que recomendado. Caso o leitor queira uma resenha de cunho acadêmico esse link te leva direto para a única que encontrei deste livro.

Um comentário:

  1. Boa resenha! Conseguiu mostrar o que, de fato, o livro é. Como fã do cyberpunk, qual não foi minha surpresa à época ao encontrar esse livro no Submarino, pesquisando por "Cyberpunk".

    Realmente se trata de uma leitura densa. Apesar do título já adiantar o tom, muitos podem se decepcionar ao ver que o livro não é um livro "sobre Cyberpunk", mas sim sobre tudo o que ajudou a criar o Cyberpunk. Claro que teremos muitas citações de obras e filmes, mas o tom do livro é bem acadêmico.

    Aliás, quando o li (2011), sabia que a obra era fruto de uma tese de doutorado, mas nunca havia lido um texto acadêmico. Hoje, fazendo um curso de graduação, redigindo e lendo coisas neste formato, estou mais familiarizado e sinto que valeria uma nova leitura.

    Realmente, é um livro para entusiastas.

    ResponderExcluir