terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Resenha #116 - Guerra do Velho (John Scalzi)


Vamos começar o ano de 2020 falando de um livro ideal pra ler nas férias, se você quer algo rápido e divertido. "Guerra do Velho" (2016) é o primeiro de uma bem sucedida saga de Ficção Científica space opera militar, que bebeu assumidamente do clássico "Tropas Estelares" de Heimlein, mas com uma proposta bem mais leve buscando entreter o leitor, o que faz bem. 

A história acompanha John Perry que aos 75 anos alista-se no Exército de Defesa Colonial, que atua em vários planetas da galáxia. Para os habitantes da Terra, tudo entorno de como esse exército atua é envolto de mistério. Qual a utilidade de idosos de 75 anos para um exército? Que tipo de tecnologia utilizam? Até se alistarem eles podem apenas deduzir e o autor conduz essa curiosidade pelo ponto de vista do protagonista e responde todas essas dúvidas e joga o leitor em ação frenética, onde Perry se mostra um excelente soldado, além disso consegue trazer mais mistérios ao longo da trama.

A construção de mundo é bem interessante e faz querer conhecer mais sobre as diversas criaturas inteligentes que vivem na galaxia, porém a ação frenética não deixa espaço para qualquer debate mais profundo sobre o que é ser humano. Indústria da guerra e dilemas existenciais são apenas tangenciados, deixando bem evidente que o livro é feito para divertir. O mesmo vale para o aprofundamento dos personagens. Eles são bem rasos mesmo, e o fato de que alguns não vivem muito, não me serve de desculpa pois Perry é apenas um bode expiatório para nos apresentar o mundo bem construído. Ainda não sei porque não virou filme, pois a sequência de acontecimentos é linear, de fácil compreensão e tem boas cenas de ação. Pronto para virar filme. Recomendo para quem já sabe o que esperar da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário