segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Resenha #210 - Senciente Nível 5 (Carol Chiovatto)


O romance Senciente nível 5, de Carol Chiovatto, é um grande exemplo de como a ficção científica brasileira pode trilhar seu caminho em nosso país. Calma. Eu explico, pois pode parecer absurdo como uma space opera que gira em torno de um conflito entre duas potências estelares pode ter alguma coisa a ver com o Brasil, além da nacionalidade da autora.

A história acompanha a capitã Lin, que tem a missão de proteger Teo, um emissário do planeta Lena-Hátia, feito prisioneiro pela Bílgia, uma potência imperialista que se estrutura como uma Universidade. Lin salva Teo em meio a uma invasão do exército Hati (naturais de Lena-Hátia) quando este tenta, traiçoeiramente, executar seu emissário, que também é irmão gêmeo da poderosa Imperatriz. Ambos fogem em uma nave e têm de lidar com uma traição palaciana de Lena-Hátia e também com uma acusação de traição contra a capitã Lin, levantada pela Universidade da Bílgia.

De uma hora pra outra, Teo e Lin, antigos antagonistas, se veem obrigados a uma aliança para descobrirem os motivos do complô que deseja Teo morto. Apesar das diferenças culturais e de temperamento dos dois protagonistas, a aliança parece dar certo. Nesse vaivém, eles são auxiliados pela poderosa IA da Bílgia, chamada Nyx, composta de milhares de unidades de processamento de dados espalhadas por todo o sistema.

A história é ágil, narrada em capítulos curtos por um narrador em terceira pessoa que segue ora os pensamentos de Lin, ora os de Teo. Oferece excelentes cenas de ação e consegue encadear bem as descobertas que vão desvendando a conspiração. Porém, mais do que pelas boas reviravoltas, a obra se destaca pela força de suas revelações.

A Bílgia classifica os seres sencientes do universo em cinco níveis, sendo que apenas os de nível 5 podem entrar na Universidade. Entretanto, os nativos de Lena-Hátia não são considerados empáticos o suficiente para pertencer a essa categoria. Até o dia em que o estudo de uma pesquisadora da Bílgia muda o valor das relações entre as duas potências. Isso acontece quando é descoberta a capacidade empática dos Hatis, ao mesmo tempo em que são revelados os detalhes da política pouco empática promovida pela tecnologia da Bílgia. Nesse ponto temos em Nyx uma personagem que impressiona tanto pelo poder, uma vez que domina a tecnologia de ictorrobôs, que faz dela uma entidade onipresente na Bílgia, quanto pela altíssima capacidade cognitiva e por sua capacidade de interagir com o mundo ao redor.

Diferente das space operas da ficção científica de língua inglesa, Senciente nível 5 não busca mostrar a vastidão dos impérios, que, inchados demais, acabam por ruir. O romance busca, antes, mostrar as forças políticas ativas e guiadas por outros parâmetros que não os estritamente econômicos. A Universidade da Bílgia e o Império de Lena-Hátia brigam por recursos, mas são as características da empatia e da senciência que de fato modelam o destino das potências. Somando isso à escrita ágil da autora e à sua habilidade em vislumbrar outras formas de sociedade, mesmo que não consigam viver em paz, essas qualidades já apontam para um caminho muito próprio para a nossa ficção científica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário