segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Conto - Aqueles Que Se Afastam de Omelas (Ursula K. Le Guin)

Este é o conto completo de Ursula Le Guin, Aqueles que se afastam de OmelasPensei em escrever sobre o conto, mas achei melhor trazê-lo inteiro por ser curto demais para ser resenhado. Fica o convite ao caro leitor para ler e comentar. Quem for bom de tradução, pode sugerir melhorias a partir da versão original em inglês. Baixe ela aqui e faça uma sugestão que eu arrumarei na postagem.

Título originalThe Ones Who Walk Away From Omelas
Tradutor: JorgeK’3’58.

    Com um clamor de sinos marcados pela elevação das andorinhas, deu-se o início ao Festival de Verão da cidade de Omelas, brilhantes torres à beira-mar. O equipamento dos barcos no porto brilhavam com suas bandeiras. Nas ruas, entre as casas com telhados vermelhos e paredes pintadas, entre antigos jardins cobertos de musgo e sob avenidas de árvores, grandes parques do passado e edifícios públicos, as procissões se moviam. Algumas eram discretas: idosos em longas túnicas rígidas de malva e cinza, operários mestre austeros, quietos, mulheres alegres carregando seus bebês a bater papo enquanto caminhavam. Em outras ruas a música com batidas mais rápidas, um cintilante gongo e pandeiro, as pessoas dançavam, a procissão era uma dança. Crianças corriam, indo e vindo se esquivando, seus gritos altos subindo como o voo das andorinhas cruzando sobre a música e o canto. Todas as procissões dirigiam-se para o lado norte da cidade onde, num grande prado d’água chamado Green Fields, meninos e meninas, nus ao ar brilhante, com pés e tornozelos manchados de lama e esbeltos braços longos, se esforçavam em controlar seus inquietos cavalos antes da corrida. Os cavalos não usavam freios de metal, mas um arreios simples. Suas crinas foram trançadas com fitas prateadas, douradas e verdes. Eles alargavam suas narinas e empinavam e vangloriavam-se uns aos outros; eles estavam muito excitados; sendo o o cavalo o único animal a participar das cerimônias.

    Ao longe, ao norte e oeste, as montanhas se elevavam circundando metade de Omelas em sua baía. O ar da manhã era tão clara que a neve ainda coroando os Eighteen Peaks, queimava com o fogo branco-dourado através de milhas de ar iluminados pelo sol, sob o azul escuro do céu. Havia vento suficiente apenas para fazerem flutuar, de vez em quando, os estandartes fincados que marcavam a rota da pista de corrida. No silêncio dos grandes prados verdes pode-se ouvir a música sinuosa pelas ruas da cidade, mais distante e mais próximo e se aproximando, uma alegre doçura leve do ar que, de vez em quando, treme e se aglomera e estoura em um grande clangor alegre dos sinos. 

– Alegre! Como é que se pode dizer algo sobre a alegria? Como descrever os cidadãos de Omelas?

    Eles não eram pessoas simplórias, veja você, apesar de serem felizes. Mas não dizem palavras animadoras em demasia. Todos os sorrisos tornaram-se arcaicos. Dada uma descrição como esta tende-se a fazer certas suposições. Dada uma descrição como esta tende-se a procurar, nas proximidades, um rei, montado em um garanhão esplêndido e rodeado por seus nobres cavaleiros ou, talvez, em uma liteira dourada sendo transportado por grandes e musculosos escravos. Mas não havia rei. Eles não usam espadas nem mantinham escravos. Eles não eram bárbaros. Eu não conheço as regras e leis de sua sociedade, mas suspeito que elas eram singularmente poucas. Como eles conseguiram sem monarquia e nem escravidão, e também sem a bolsa de valores, o anúncio, a polícia secreta e a bomba. No entanto, repito que estas não eram pessoas simplórias, nem pastores dóceis, nobres selvagens, utópicos insossos. Eles não eram menos complexos do que nós. O problema é que temos um mau hábito, incentivado por pedantes e sofistas(1), de considerar a felicidade como algo muito estúpido. Só a dor é intelectual, só o mal é interessante. Esta é a traição do artista: a recusa em admitir a banalidade do mal e o terrível tédio da dor. Se você não pode vencer o inimigo, junte-se a eles. Se dói, repita-a. Mas, para louvar o desespero é condenar o prazer. Para abraçar a violência é perder o controle de todo o resto. Nós quase perdemos o tempo de espera; já não podemos descrever um homem feliz, nem fazer qualquer celebração da alegria. Como é que eu posso descrever o povo de Omelas?

    Eles não eram crianças inocentes e felizes – apesar de seus filhos serem, de fato, felizes. Eram inteligentes, maduros, adultos, apaixonados, cujas vidas não eram miseráveis. Ó maravilha! mas eu gostaria de poder descrevê-lo melhor. Eu gostaria de poder convencê-lo. Omelas soa, em minhas palavras, como uma cidade em um conto de fadas, há muito tempo, em um lugar muito longe, era uma vez.... Talvez seria melhor se você imaginasse com seus próprios lances de fantasia, supondo que eles chegarão à altura das circunstâncias, pois certamente eu não posso atender a todos vocês. Por exemplo, que tal tecnologia? Eu acho que não haveria carros nas ruas nem helicópteros acima delas; isso decorre do fato de que o povo de Omelas são pessoas felizes.

    Felicidade é baseado apenas em discernir o que é necessário, do que não é necessário mas não destrutivo e do que é destrutivo. Na categoria do meio, no entanto – a do desnecessário, mas não destrutivo que é de conforto, luxo, exuberância, etc – eles poderiam perfeitamente ter aquecimento central, trens de metrô, máquinas de lavar e todos os tipos de dispositivos maravilhosos que ainda não inventaram aqui, fontes de luz flutuantes, motores sem combustível, uma cura para o resfriado comum. Ou eles poderiam não ter nada disso; não importa, imagine o que você quiser. Eu me inclino a pensar que as pessoas das cidades acima e abaixo da costa foram chegando a Omelas, durante os últimos dias antes do Festival, em pequenos e velozes trens e bondes de dois andares e que a estação de trem de Omelas é na verdade o prédio mais bonito de cidade, embora mais simples que o magnífico Farmers' Market.

    Mas, mesmo que possua trens, temo que Omelas, até agora, se pareça a alguns de vocês um lugar tão bonzinho. Sorrisos, sinos, desfiles, cavalos, blá... Se assim for, por favor, adicione uma orgia. Se uma orgia for ajudar, não hesite. Não teremos, porém, templos a partir do qual surgirão belos sacerdotes e sacerdotisas nus já meio em êxtase e prontos para copular com qualquer homem ou mulher, amante ou estrangeiro, que deseje a união com a divindade profunda do sangue, apesar de que foi a minha primeira ideia. Mas, na verdade, seria melhor não ter nenhum templo em Omelas – pelo menos, não templos manipulados. Religião sim, clero não. Certamente os belos nus podem simplesmente vaguear, oferecendo-se como suflês divinos para a fome dos necessitados e do arrebatamento da carne. Deixe que eles participem das procissões. Como tamborins atingidos acima das cópulas e a glória do desejo ser proclamado sobre os gongos e (um ponto não insignificante) deixar a prole destes rituais deliciosos ser amada e cuidada por todos. Uma coisa que eu sei que não há em Omelas é culpa.

    Mas o que mais deve haver? Pensei a princípio que não havia drogas, mas isso é puritanismo. Para quem gosta, a doçura insistente e lânguida do drooz(2) pode perfumar os caminhos da cidade. Drooz que, pela primeira vez, traz uma grande leveza e brilho para a mente e membros e, em seguida, depois de algumas horas um sonho lânguido e visões maravilhosas dos últimos arcanos (3) e os mais íntimos segredos próprios do universo, assim como um emocionante prazer do sexo para além da crença; mas isso não é um hábito naquela cidade. Para gostos mais modestos eu acho que deveria haver cerveja. O que mais, que outra coisa mais pertence à cidade alegre? A sensação de vitória, certamente, a celebração da coragem. Mas, como a fizemos, sem clero, vamos fazer sem soldados. A alegria construída sobre matança bem sucedida, não é o tipo certo de alegria; não acontecerá; é temível e banal.

    Uma satisfação ilimitada e generosa, um triunfo magnânimo sentida não contra um inimigo externo, mas na comunhão com o melhor e mais justo nas almas de todos os homens em toda parte e no esplendor do verão do mundo: é o que incha os corações do povo de Omelas, e a vitória que eles comemoram é o da vida. Eu realmente não acho que muitos deles precisam tomar drooz(2).

    A maior parte da procissão chegou aos campos verdes agora. Um aroma maravilhoso de cozidos sai das tendas vermelhas e azuis de alimentação. Os rostos das crianças pequenas são amigavelmente pegajosos; na barba grisalha benigna de um homem estão entrelaçados migalhas de saborosa pastelaria. Os jovens e as meninas montaram seus cavalos e estão iniciando um grupo em torno da linha de partida do percurso. Uma mulher idosa, pequena, gorda e sorridente está distribuindo flores de um cesto e jovens homens altos as colocam em seus cabelos brilhantes. Um garoto de nove ou dez anos se senta na borda da multidão, sozinho, tocando uma flauta de madeira. As pessoas param para ouvi-lo e sorriem, mas não falam com ele, pois ele nunca deixa de tocar e nunca olha para eles, seus olhos escuros totalmente absorto na magia fina e doce da música.

    Ele termina e, lentamente, baixa as mãos segurando a flauta de madeira. Como se esse silêncio privado fosse um sinal, de uma só vez, soam as trombetas de um pavilhão perto da linha de partida: imperioso, melancólico, profundo. Os cavalos, em suas pernas finas, recuam em resposta. Os jovens montadores, demonstrando tranquilidade, acariciam os pescoços dos cavalos para acalmá-los, sussurrando: "Calma, calma, minha beleza, minha esperança ...." Eles se colocam ao longo da linha de partida conforme a classificação. As multidões ao longo da pista de corrida são como um campo de grama e flores ao vento. O Festival de Verão já começou.

    Você acredita? Você aceita o festival, a cidade, a alegria? Não? Então deixe-me descrever mais uma coisa.

    Em um porão debaixo de um dos belos edifícios públicos da Omelas, ou talvez na adega de uma das suas espaçosas residências existe um quarto com uma porta trancada e sem janelas. Uma réstia de luz penetra pela poeira entre rachaduras nas placas, de segunda mão de uma janela cobertas de teias em algum lugar do outro lado da adega. Em um canto do pequeno quarto um par de esfregões, duros, coagulados, fedorentos estão perto de um balde enferrujado. O chão é de terra, um pouco úmido ao toque, como adega de terra normalmente é. O quarto é de cerca de três passos de comprimento e dois de largura: um mero armário de vassouras ou sala de ferramenta em desuso. Neste quarto uma criança está sentada. Poderia ser um menino ou uma menina. Parece ter cerca de seis anos mas, na verdade, têm quase dez. É débil mental. Talvez nasceu com defeito ou, talvez, tenha se tornado imbecil através do medo, desnutrição e abandono. Ela esfrega seu nariz e, ocasionalmente, se atrapalha vagamente com seus dedos do pé ou genitais, pois fica encolhido no canto mais distante do balde e dos dois esfregões. É medo dos esfregões. Ela os acha horríveis. Ela fecha os olhos, mas sabe que os esfregões ainda estão lá, de pé; e a porta está fechada; e ninguém virá. A porta está sempre trancada; e ninguém nunca vem, só que às vezes – a criança não tem compreensão de tempo ou intervalo – às vezes a porta chocoalha terrivelmente e se abre e uma pessoa, ou várias pessoas, estão lá. Um deles pode entrar e chutar a criança para fazê-la levantar-se. Os outros nunca chegam perto, mas a espreitam com olhos assustados, enojados. A tigela de comida e o jarro de água são rapidamente preenchidos, a porta é trancada e os olhos desaparecem. As pessoas na porta nunca dizem nada, mas a criança, que nem sempre viveu na sala de ferramenta e pode lembrar-se de luz solar e da voz de sua mãe, às vezes fala. "Eu vou ser bom", ela diz. "Por favor, deixe-me sair. Vou ser bom!" Eles nunca respondem. A criança costumava gritar por ajuda durante a noite, e chorar bastante tempo, mas agora ela só faz uma espécie de choramingo, "eh-haa, ehhaa", e fala menos e com menos frequência. Ela é tão fina que não há panturrilhas nas pernas; sua barriga se projeta; ela vive com meia tigela de farinha de milho e gorduras por dia. Ela está nua. As suas nádegas e coxas são uma massa de feridas infeccionadas, enquanto se senta em seu próprio excremento continuamente. Todos eles sabem que está lá, todo o povo de Omelas. Alguns deles chegaram a vê-la, outros se contentam apenas em saber que está lá. Todos eles sabem que tem que estar lá. Alguns deles entendem o porquê, outros não, mas todos entendem que a sua felicidade, a beleza de sua cidade, a ternura de suas amizades, a saúde de seus filhos, a sabedoria dos seus estudiosos, a habilidade de seus fabricantes, mesmo a abundância da sua colheita e o clima agradável de seus céus, dependem inteiramente do sofrimento abominável desta criança.

    Isso geralmente é explicado às crianças quando estão entre oito e doze anos, sempre que elas parecem capazes de compreender; e a maioria das pessoas que vêm para ver a criança são jovens, embora muitas vezes adultos venham, ou retornem, para ver a criança. Não importa quão bem o assunto tenha sido explicado a eles, esses jovens espectadores sempre ficam chocados e enojados com a visão. Eles sentem desgosto, quando se julgavam superiores. Eles sentem raiva, indignação, impotência, apesar de todas as explicações. Eles gostariam de fazer algo para a criança. Mas não há nada que possam fazer. Se a criança for trazida à luz do sol, fora daquele lugar vil, se fosse limpa e alimentada e confortada, o que seria uma coisa boa, na verdade; mas se isso fosse feito, nesse dia e nessa hora toda a prosperidade, beleza e prazer de Omelas iria murchar e ser destruído. Esses são os termos. 

    Para trocar toda a bondade e graça de cada vida em Omelas por essa pequena e única melhora; jogar fora a felicidade de milhares para a possibilidade da felicidade de uma: a de que seria deixar a culpa dentro dos muros de fato. Os termos são estritos e absolutos; nem mesmo uma palavra amável pode ser dita à criança. Muitas vezes, os jovens vão para casa em lágrimas, ou em uma raiva sem lágrimas, quando eles viram a criança e enfrentaram este terrível paradoxo. Eles podem meditar sobre isso por semanas ou anos. Mas, com o passar do tempo eles começam a perceber que, mesmo que a criança pudesse ser libertada, ela não iria ficar muito bem com sua liberdade: um pouco de prazer vago de calor e comida, sem dúvida, mas pouco mais. É muito degradada e imbecil para conhecer qualquer alegria real.

    Ela teve medo por tanto tempo que nunca mais seria livre do medo. Seus hábitos são demasiado rudes para ela responder a um tratamento humano. Na verdade, depois de tanto tempo que provavelmente seria infeliz sem paredes sobre ela para protegê-la, e sem as trevas para os seus olhos, e seu próprio excremento para sentar-se por cima deles. Suas lágrimas pela injustiça amarga, secam, quando eles começam a perceber a terrível justiça da realidade, e a aceitá- la. No entanto, as suas lágrimas e raiva, as provas da sua generosidade e da aceitação de sua impotência o que são, talvez, a verdadeira fonte do esplendor de suas vidas. 

    Deles não é, felicidade irresponsável e insípida. Eles sabem que, como a criança, não são livres. Eles conhecem compaixão. É a existência da criança e seu conhecimento de sua existência que possibilita a nobreza de sua arquitetura, a pungência de sua música, a profundidade de sua ciência. É por causa da criança que eles são tão gentis com as crianças. Eles sabem que se uma coitada não estivesse lá a choramingar no escuro, o outro, o flautista, não poderia fazer nenhuma música alegre como os jovens cavaleiros que se alinham em sua beleza para a corrida à luz do sol da primeira manhã de verão. 

    Agora, você acredita neles? Eles não são mais críveis? Mas há mais uma coisa a dizer, e isso é muito incrível.

    Às vezes, uma das meninas ou meninos adolescentes que vão ver a criança não vai para casa para chorar ou ficar com raiva; não voltam, de fato, para casa. Às vezes, também um homem ou uma mulher muito mais velha fica em silêncio por um dia ou dois, e depois sai de casa. Essas pessoas vão para a rua, e caminham sozinhas. Mantêm-se de pé andando e andam em linha reta para fora da cidade de Omelas, através de seus belos portões. Elas continuam, atravessando os campos agrícolas de Omelas. Cada um vai sozinho, o jovem ou menina, homem ou mulher. A noite cai; o viajante tem de passar pelas ruas da vila, entre as casas com iluminação amarela nas janelas, e na escuridão dos campos. Cada um sozinho, eles vão para o oeste ou para o norte, em direção às montanhas. Eles vão. Abandonam Omelas, sempre em frente para a escuridão, e eles não voltam. O lugar para onde eles se dirigem é ainda menos imaginável para a maioria de nós do que a cidade da felicidade. Eu realmente não posso descrevê-lo. É possível que não exista. Mas eles parecem saber para onde estão indo, aqueles que se afastam de Omelas.

(1) Apesar do original “sophisticates” optei por sofistas (ou poderia ser sofismáticos) (N. T.)
(2) Drooz. É possível supor que este termo não foi apenas uma palavra que Le Guin criou caprichosamente. Parece que ela joga com, druse que é uma incrustação de cristais em uma rocha e com druze que é um substantivo que significa um membro de uma seita islâmica específica. Ambos são foneticamente pronunciado, como se pode imaginar, da mesma forma ou muito próximo de Drooz. A primeira definição de fontes de imagens de um medicamento tomado pelos cidadãos de Omelas que se cristaliza. Considerando que a segunda implica talvez uma conotação religiosa que faz sentido no contexto que, pouco antes de sua adição de drogas, o narrador discute religião e possivelmente foi um termo familiar para Le Guin devido ao fato de seu pai ter sido antropólogo. (N. T.)
(3) Arcano - (Subst.) Mistério, segredo. (Adj.) Enigmático, misterioso. (N. T.)

181 comentários:

  1. Amei, muito obrigada por traduzir <3 Agr já posso fazer minhas teorias sobre o novo teaser o BTS hehe ^w^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. MDS...... ARMY PROCURA TUDO MANO KKKKKKKKKKK

      Excluir
    3. ARMY aquii pra crar teoria tem que ler o livro né

      Excluir
    4. aaaahhhh eu tambem to aqui por causa do teaser ♥ olha o que a bighit nos faz fazerfdskfkk

      Excluir
    5. EU AQUI TBM KSKSKSKSKKSKSKS
      ARMY ❤

      Excluir
    6. To Aqui por causa disso tbm, Oque eu não faço por BTS? ❤

      Excluir
    7. Army está em todo lugar, bts não é só música é cultura também kkkk

      Excluir
    8. Qq Eu to fazendo da vida? :v armys ❤

      Excluir
    9. SÓ TEM ARMY AQUI GENTE KKKKKKKK adoro

      Excluir
    10. Eu tbm estou aqui por causa deles kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    11. Eu tbm só to aqui por causa deles kkkkkkk

      Excluir
    12. Todas as armys vieram procurar o conto foi kkkkk

      Excluir
    13. Todas as armys estão aqui kkkkkk

      Excluir
    14. man, eu to tentando criar as teorias, mas ta dificil

      Excluir
    15. kkkkkk eu não sou army mas eu tbm vim procurar o conto por causa do clipe so bts

      Excluir
    16. Amém Big Hit, deixando as Armys cada vez mais cultas jkkkkkk

      Excluir
    17. Só a Big Hit para fazer um monte de Armys proucurar o conto de Omelas kkkkkk

      Excluir
    18. army em peso aqui. bts é cultura

      Excluir
    19. Manooooooo,to em 2020 e vim atras dessa teoria agoraa,no meio de uma pandemia eu to aqui caçando teoria do bangtan

      Excluir
    20. olá amis do passado estou aqui pra entender melhor os clipes tbm kkkk

      Excluir
    21. Vão achar oque fazer,ficar criando histórinha idiota que só imbecil fanático lê é falta de ocupação além de ser algo totalmente inútil para o futuro de vocês.

      Excluir
    22. Explique-se anônimo. Que "histórinha idiota que só imbecil fanático lê" você está falando?

      Excluir
  2. Passei aqui por causa do teaser do BTS, auhsuahs <3 Obrigada pelo texto! Agora irei poder entender mais a teoria ^^

    ResponderExcluir
  3. Maioria aqui é army😂😂😂💜💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Armys saranghae tá v3ndo BTS nos incentivando a ler coisas depois do MV de bs&t em japonês q tá todo mundo grog vou enterde as teorias

      Excluir
  4. Eu vim aqui para acrescentar algo na minha teoria do BTS mas gente esse conto mds eu nunca chorei tanto lendo algo a história da criança é realmente triste fiquei a imaginar o sofrimento dela realmente agradeço por ter traduzido.

    ResponderExcluir
  5. Bora começar as teorias pra wings ynwa

    ResponderExcluir
  6. eu vim aq pra ver o negocio do bts
    e mano
    acabei q me apaixonei na historia

    ResponderExcluir
  7. Cheia de armys aqui 😂😍
    Sou mais uma tentando entender o teaser 😂
    Vou criar minhas teorias agora

    ResponderExcluir
  8. grito vocês estão ai procurando pra resolver as teorias e eu pra escrever fanfic com os meninos sOCORRO

    ResponderExcluir
  9. EU TÔ CHOCADA, GENTE AGORA AS TEORIAS NUNCA FIZERAM TANTO SENTIDO

    ResponderExcluir
  10. Eu amo BTS!! Olha que perola esse conto!!! Muito profundo!!!!!

    ResponderExcluir
  11. todas as ARMYs procurando o conto para ler e tentar entender um poco eles kkkk

    ResponderExcluir
  12. "Você não ganha nada ouvindo esses coreanos aí."
    QUERIDO ESTOU FICANDO CULTA. Estou lendo esses livros/contos por causa desses coreanos e aprendendo novas coisas e lendo umas coisas que fazem eu parar e refletir.
    OU SEJA:
    EU VOU MANJAR DAS TEORIAS DO COMEBACK E AINDA VOU SAIR GANHANDO CONHECIMENTO PRA USAR NA VIDA.
    #CHUPASOCIEDADE

    ResponderExcluir
  13. Hahaha
    So tem army
    Man eu to tentando entwnder mas o conto parece ae um pouco triste...T.T
    Eu estava na escola **bosta de peroido integral** quando lançou...
    ♡♡♡♡♡♡♡♡♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q triste...eu tbm estava na escola qdo começou uma live do niver do Hobi...periodo integral....PQQQQ

      Excluir
    2. Moça, o conto trata de algo com respeito à sociedade (na minha visão), nos leva a pensar: "então era justo que a criança sofresse tanto para o bem de todo um povo?". Isso, mesmo que "por debaixo dos panos", acontece nos nossos dias. Muitos de nós só alcançamos algo quando alguém é deixado pra trás. Ou melhor, falando em referente à politica, "os donos do poder" só vivem bem como vivem por nossa causa, nós damos duro, nós pagamos impostos. E eles vivem bem!

      Excluir
  14. Só tem army aqui .. adoro ♡♡♡♡♡♡♡

    ResponderExcluir
  15. Bangtan só acrescentando em nossas vidas ❤

    ResponderExcluir
  16. Depois a minha mae ainda pergunta
    "Oque vc ganha com esses japoneses "
    "Conhecimento"
    "é coreano ta"

    ResponderExcluir
  17. Meu Deus que orgulho hehe <3 essas Armys são muito cultas :3
    O mais legal é que eu tipo AMOOO ler, e eu estava com MUITAS leituras atrasadas por que estava em "Ressaca Literária", e eu completamente tinha esquecido como é bom ler <3 E AGORA QUERO DEVORAR UNS 3 LIVROS LIVROS KKKKKKKK OBRIGA BTS, MEUS BEBÊS <3

    ResponderExcluir
  18. Aqui estou eu por causa de BTS heuehe <3

    ResponderExcluir
  19. sou como muitas que estão aqui por causa do BTS

    ResponderExcluir
  20. Não vou mentir que vir aqui por causa do BTS também.. Mas uma coisa me deixou intrigada... pq a criança tinha que ser "torturada"? O que ela tinha de especial que acabaria com a felicidade de Omelas? Nunca vou saber, mas enfim kkkkk Obrigada por traduzir, amei o conto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela era uma criança normal de omelas como no livro escrito uma criança tinha que ser infeliz para que todos de omeals fossem felizes pacas army?
      Altas teorias chegando ai

      Excluir
    2. eu entendo os habitantes enxergam a precariedade gerada para a criança como um reflexo de toda a maldade que estes poderiam cometer, assim por conta da culpa primária a vida destes seria focada em uma felicidade nao destrutiva para com eles próprios e os outros..://

      Excluir
  21. AS ARMYS CHEGARAM PRA FAZER TEORIAS SOCORR EWOIFJWOIEFJWEJF

    ResponderExcluir
  22. Não pensei que esse conto seria tão emocionante, me deu vontade que tivesse mais :( sou army mas também amo livros, este conto é tão curtinho mas mesmo assim me fez ficar emocionada.

    ResponderExcluir
  23. VC não sabe o quanto sua tradução foi útil, muito obrigada!
    Armys, bts tbm é cultura

    ResponderExcluir
  24. se não fosse pelo bangtan eu nunca iria saber nada sobre Omelas

    ResponderExcluir
  25. Olha cheio de Armys Aqui
    kkkk
    Já habia lido Demian
    agora vou quebrar minha cabeça lendo Omelas

    ResponderExcluir
  26. kkkkkkkkkkkkk só tem A.R.M.Y aqui, alô irmãs

    ResponderExcluir
  27. Nunca chorei tanto na vida
    Consegui imaginar perfeitamente a criança, deus machucados, seu olhar vazio de quem se acostumou com a solidão constante, o medo que ela certamente levará para eternidade.
    BTS obrigada por me fazer chorar e levar tiro até com contos
    SÓ TEM A.R.M.Y AQUI MDS

    ResponderExcluir
  28. CADE AS ARMYS PRA CRIAR TEORIA COMIGO KKKKKKK

    ResponderExcluir
  29. Mas uma Army aqui, confirmando q veio ler esse conto pra fazer a teoria do comeback de Bts AMÉM irmãos

    ResponderExcluir
  30. MEU DEUS SO TEM ARMY AKI KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK NA MORAL AMO VCS

    ResponderExcluir
  31. Agradeça ao bts.. pois agr várias Armys irão vir nesse blog pra ler esse conto 😂😂😂 eu fui uma... 💜

    ResponderExcluir
  32. Que lindo..bts incentivando a leitura aos Armys..e minha mãe ainda diz que eles não dão futuro kkkk mãe por favor,eles são os melhores panfletadores de livro que você conhece

    ResponderExcluir
  33. Só tem comentários de Armys!KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  34. Se eu tou rindo por que tá cheio de armys aqui? sim, eu tou rindo. Se eu tou orgulhosa pq tá cheio de armys aqui? sim, eu tou orgulhosa kkkk

    ResponderExcluir
  35. NOSSA FIZ ALTAS TEORIAS COM ESSA HISTÓRIA...BTS ME MATA DE TANTO LER LIVRO MDS

    ResponderExcluir
  36. Muito obrigada pela tradução!!! Conto excelente, daqueles q vc reflete por muito tempo.

    Ps. Armys melhor fandom

    ResponderExcluir
  37. Muito obrigada pela tradução!!! Conto excelente, daqueles q vc reflete por muito tempo.

    Ps. Armys melhor fandom

    ResponderExcluir
  38. Amei o conto, agr Partiu Criar Teorias

    ResponderExcluir
  39. Muito obrigada pela tradução! Amei o conto sz

    ResponderExcluir
  40. MDS TUDO FAZ SENTIDO... sqn;-; mais a vida seque vim msm por causa do BTS

    MT obrigada por traduzir! E amei d+ o conto pena q e tão curtinho

    ResponderExcluir
  41. Olá pessoal. Sou o dono do blog. Agradeço as visitas. Antes de mais nada, alguém poderia me explicar o que é "bts" e "armys"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Bts é um grupo de kpop musicas sul coreana e armys é o nome do fandom deles estamos aq pq smpr q sai teaser novo gostamos de fazer teorias e os teasers q saiu agr é sobre omelas e tds as armys (pelo menos as q gostam de fazer teorias) vao atras de motivos explicações e ligações dos meninos cm as coisas

      Excluir
    3. BTS é um grupo musical que canta em coreano, logo, se encaixa na categoria de K-pop(Korean pop). Acho que hoje em dia você já sabe o que é, mas caso realmente não saiba, fico feliz em ter ajudado. :) E Army é o nome dado ao fandom deles, ou seja, todo ser que gosta de BTS e é fã é um Army.

      Excluir
  42. armys são demais kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  43. Bts = Bangtan boys ou Bangtan Sonyeondan, é um grupo de K-pop(sul coreano) com 7 integrantes, e armys é o nome do fã clube ou fandom(chame como quiser). Nós estamos aqui, pq esse grupo acabou de laçar um teaser(mini trailer) de uma musica q vai ser lançada no domingo(se Deus quiser e nada atrapalhar hahahah) chamada Spring Day, e so pelo pedacinho q esta disponivel no youtube da pra ver q tem alguma coisa a ver com esse conto e com um filme talvez. Acho q é isso
    Ah, tem mais, eles estão lançando alguns MVs(video clipes) q estão ligados de alguma forma, criando assim varias teorias q nós armys e ñ armys estamos tentando entender através destas mini pistas. O outro livro q tem haver com essas teoria é Demian, q toda a army loka pelas teorias com certeza deve ter lido(eu ñ sou louca mas comprei e li). Lê o livro e faz uma resenha aí pra nós.
    ~Bubu

    ResponderExcluir
  44. Agora eu entendo sa bosta. Se eu não entender juro que vou processar a BigHit!

    ResponderExcluir
  45. O site ta com mais visualizações por causa das doidas das teorias ���� já lê, em nome de Yoongi eu vou entender o MV eu juro se eu ñ entender eu processo a BigHit!, namjoon tem que para de ler esses livros pq tô entendendo mais nada ...

    ResponderExcluir
  46. Entendi a história, o que o BTS me faz fazer ❤❤

    ResponderExcluir
  47. Obrigada por postar este conto. O líder do BTS é um amante de livros bons, acho que por isso eles se inspiram nessas histórias. Agora vou ler tbm.

    ResponderExcluir
  48. Obrigado Amanda, Bubs Ps e aos demais fãs. Sejam bem vindos ao blog e podem participar a vontade. Vou procurar esse mini trailer que vocês mencionaram para saber mais. Fica a dica de conhecer os livros da autora no blog da qual são tão fã quanto vocês do Bts. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilbur D? Já saiu o MV completo "clip" se chama "Spring day"-"Dia da primavera" mas o nome do MV original e "Spring day" E pras armys olaa!(^.^)

      Excluir
  49. Primeiro foi demian agora esse conto.
    To morta

    ResponderExcluir
  50. Orgulho dessas armys!! É isso aí!! Partiu entender o MV

    ResponderExcluir
  51. SÓ TEM ARMYS AQUI KKKK <3
    OQ EU NÃO FAÇO PELO BTS NEH

    ResponderExcluir
  52. O que o BTS faz com a gente não é mesmo? HAHAHA

    ResponderExcluir
  53. Gente agr eu to começando a entender Spring Day

    ResponderExcluir
  54. Aaaaah
    Tô sacanuh Spring Day é Not Today

    ResponderExcluir
  55. to tentando descobrir a historia do mv tbm

    ResponderExcluir
  56. MDS MUITAS ARMY'S AQUI ❤❤
    EU TAMBÉM VIM SABER UM POUCO SOBRE OMELAS

    ResponderExcluir
  57. MDS MUITAS ARMY'S AQUI ❤❤
    EU TAMBÉM VIM SABER UM POUCO SOBRE OMELAS

    ResponderExcluir
  58. Eu achava que estava entendendo tudo, bts o que você fez comigo? Plms

    ResponderExcluir
  59. Tipo tava tudo bem,todas as teorias formadas tudo certo,aí vem BTS de novo com mais um MV pra quebrar a cabeça das army com teorias

    ResponderExcluir
  60. Aí nesse MV segundo as minhas teorias parece que o Jin morreu,isso é tipo... WTF BANGTAN kkkk

    ResponderExcluir
  61. Army aqui! Obrigado por essa tradução!!! Eu amei esse conto! E amo também BTS kkkkk claro!

    ResponderExcluir
  62. OLHA OQUE A BIGHIT ME FEZ FAZER!! ❤ HDYFUFDGVD

    ResponderExcluir
  63. socorro só tem army aqui, olha só big hit tá incentivando a leitura hahaaha

    ResponderExcluir
  64. Que perturbador! A autora é incrível! Isso é tudo? Ou tem mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre Omelas é isso, o conto está completo mas a autora tem uma vasta obra.

      Excluir
  65. socorro, so tem armyyyys!!!! mas o conto é super interessante, gostei muito!

    ResponderExcluir
  66. MEU DEUS SÓ ARMY KKKKKKK OQ NÃO FAZEMOS PELO BTS?

    ResponderExcluir
  67. MEU DEUS SÓ ARMY KKKKKKK OQ NÃO FAZEMOS PELO BTS?

    ResponderExcluir
  68. Hy armys! tudo bom com vocês? Para melhor leitura do conto sejam bem vindos a Bangtam- Lanches. (Temos café, suco, pipoca e varias armys para conversa O que desejas?

    ResponderExcluir
  69. berrooo só tem army aqui !! Eu estou no fandom certo sim !!

    ResponderExcluir
  70. Só tem army aqui falando que só tem army aqui kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  71. Esse conto é tão... Não tenho palavras para expressar cara, me fez refletir sobre muitas coisas. Confesso que vim aqui por Spring day,e me surpreendi completamente. Aposto que a criança é o Jimin, pois em uma cena ele está sentado, encolhido, como se estivesse com medo. Em seguida Hoseok vai e o afaga, passando-lhe conforto. Na cena final eles fugiram de Omelas com a criança, provavelmente em not today vai mostrar o resto da fuga, pois no teaser aparece eles correndo de uns caras de preto (no caso seria os habitantes de Omelas).
    Muitíssimo obrigada por postar esse conto!

    ResponderExcluir
  72. Esse conto é tão... Não tenho palavras para expressar cara, me fez refletir sobre muitas coisas. Confesso que vim aqui por Spring day,e me surpreendi completamente. Aposto que a criança é o Jimin, pois em uma cena ele está sentado, encolhido, como se estivesse com medo. Em seguida Hoseok vai e o afaga, passando-lhe conforto. Na cena final eles fugiram de Omelas com a criança, provavelmente em not today vai mostrar o resto da fuga, pois no teaser aparece eles correndo de uns caras de preto (no caso seria os habitantes de Omelas).
    Muitíssimo obrigada por postar esse conto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade quem e o "Menino solitário" e Taehyung. Assista o mine filme da Musica -Stigma dele q VC vai entender melhor.

      Excluir
  73. Mano,só eu me emocionei com esse conto? Sim,sou army e vim aqui por "Not today". Eu li muitos "agora tudo faz sentido"...mas,por que pra mim não faz? Bem, fico feliz de ter conhecido esse conto, até porquê amo ler!

    ~ "Só tem army aqui." hsjqkqkkqka

    ResponderExcluir
  74. eu simplesmente me apaixonei pelo conto <3

    ResponderExcluir
  75. Army😍 Amei o conto assim como amei Demian, BTS só recomenda coisa boa.

    ResponderExcluir
  76. Vim por causa de uma teoria de spring day, só que é muito grande!! Vou ler depois!😂😂

    ResponderExcluir
  77. Que texto incrível. Obrigada.

    ResponderExcluir
  78. Mano ctz q o Namjoon leu esse conto, sério ctz. Army aq tbm ❤❤

    ResponderExcluir
  79. Caramba kkkkk só tem ARMY aqui, o que não fazemos por teorias né? Pra depois vir um novo MV e quebrar elas todas ^^

    ResponderExcluir
  80. Mas isso não está distante da nossa realidade, quantas crianças no mundo não trabalham em fábricas, colheitas? ou até mesmo quantos adultos não trabalham de forma quase escrava? Nossos eletronicos, comidas, roupas, limpeza nas ruas e instituições… tudo isso vem do sofrimento de outras pessoas para nos tornar um pouco mais felizes. Todos nós somos cidadãos de Omelas só q não nos afastamos nunca.

    ResponderExcluir
  81. esse é livro completo?

    ResponderExcluir
  82. Ele termina e, lentamente, baixa as mãos segurando a flhora toda a prosperidade, beleza e prazer de Omelas iria murchar e ser destruído. Esses são os termos.

    Para trocar toda a bondade e graça de cada vida em Omelas por essa pequena e única melhora; jogar fora a felicidade de milhares para a possibilidade da felicidade de uma: a de que seria deixar a culpa dentro dos muros de fato. Os termos são estritos e absolutos; nem mesmo uma palavra amável pode ser dita à criança. Muitas vezes, os jovens vão para casa em lágrimas, ou em uma raiva sem lágrimas, quando eles viram a criança e enfrentaram este terrível paradoxo. Eles podem meditar sobre isso por semanas ou anos. Mas, com o passar do tempo eles começam a perceber que, mesmo que a criança pudesse ser libertada, ela não iria ficar muito bem com sua liberdade: um pouco de prazer vago de calor e comida, sem dúvida, mas pouco mais. É muito degradada e imbecil para conhecer qualquer alegria real.

    Ela teve medo por tanto tempo que nunca mais seria livre do medo. Seus hábitos são demasiado rudes para ela responder a um tratamento humano. Na verdade, depois de tanto tempo que provavelmente seria infeliz sem paredes sobre ela para protegê-la, e sem as trevas para os seus olhos, e seu próprio excremento para sentar-se por cima deles. Suas lágrimas pela injustiça amarga, secam, quando eles começam a perceber a terrível justiça da realidade, e a aceitá- la. No entanto, as suas lágrimas e raiva, as provas da sua generosidade e da aceitação de sua impotência o que são, talvez, a verdadeira fonte do esplendor de suas vidas.

    Deles não é, felicidade irresponsável e insípida. Eles sabem que, como a criança, não são livres. Eles conhecem compaixão. É a existência da criança e seu conhecimento de sua existência que possibilita a nobreza de sua arquitetura, a pungência de sua música, a profundidade de sua ciência. É por causa da criança que eles são tão gentis com as crianças. Eles sabem que se uma coitada não estivesse lá a choramingar no escuro, o outro, o flautista, não poderia fazer nenhuma música alegre como os jovens cavaleiros que se alinham em sua beleza para a corrida à luz do sol da primeira manhã de verão.

    Agora, você acredita neles? Eles não são mais críveis? Mas há mais uma coisa a dizer, e isso é muito incrível.

    Às vezes, uma das meninas ou meninos adolescentes que vão ver a criança não vai para casa para chorar ou ficar com raiva; não voltam, de fato, para casa. Às vezes, também um homem ou uma mulher muito mais velha

    ResponderExcluir
  83. Agora vou enterder a teoria dos mvs do BTS obrigada por traduzir a maioria aqui é army

    ResponderExcluir
  84. O mais engraçado é que o bts ta fazendo muitas coisas virarem famosas tipo uma rádio que nunca tinha ouvido falar mais ontem eu ouvi e tals, é além de ganhar conhecimento amei essa história me fez pensar sobre muitas coisas além de vir em um momento muito bom na minha vida, se encaixa com o tema só muda a criança por outras coisas.

    ResponderExcluir
  85. O mais engraçado é que o bts ta fazendo muitas coisas virarem famosas tipo uma rádio que nunca tinha ouvido falar mais ontem eu ouvi e tals, é além de ganhar conhecimento amei essa história me fez pensar sobre muitas coisas além de vir em um momento muito bom na minha vida, se encaixa com o tema só muda a criança por outras coisas.

    ResponderExcluir
  86. Eu lembro de ter estudado esse conto em Sociologia, e agora estou relendo por causa do BTS husahsuahsuhaus socorro

    ResponderExcluir
  87. Imagine a felicidade da péssoa por tras do BLOG com todas essas visitas. UAHSUAHSUAHSUAHS Gratidão por postar esse conto;

    ResponderExcluir
  88. obrigado BTS por ter me apresentado esse conto incrível, e obrigado a quem traduziu ele, obrigado quem fez, obrigada mundo

    ResponderExcluir
  89. Que texto incrível! O tradutor (a) está de parabéns! Conseguiu, como poucos, usar as palavras corretas para expressar tamanha emoção. Muitas vezes somos como esse menino, temos que abrir mão de algumas coisas para que as pessoas ao nosso redor sejam felizes.

    ResponderExcluir
  90. Vim pelo BTS tbm...agora que eu consegui entender

    ResponderExcluir
  91. Queria dizer que hoje lendo esse conto, eu entendi tudo sobre os mv's do BTS mas, not today... Continuei sem entender... Mas o conto é ótimo, e nos faz refletir bastante...

    ResponderExcluir
  92. Man, onde BTS achou isso? Meu Deus sksksksksks, amei o conto ♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Namjoon curte muito ler e tals, o cara é mo culto e ligado em livros filosóficos

      Excluir
  93. Oh! Meu Deus! Que conto incrível! Fiquei fascinada em como ela nos deixa em uma dúvida enorme! Ainda não terminei de ler! Porém já o li até a metade e estou encantada com toda a história até agora.

    ResponderExcluir
  94. Primeiramente eu gostaria de dizer;
    EU VO CHORÁAAAAÁÁÁÁAAAAAAAÁÁAAaaaaaAAAAAAAAAaaaaaaaaAaaAaAAAAAAAA
    Agora sim,vou começar meu comentário:
    Vim aq assim como 99 ℅ das pessoa por causa do BTS, pra faze as teoria felizinho achando q o conto seria um troçinho de boas ,paz e amozinho ...aí tava de boas, até q chego na parte do lesk ou leska q tava sla sendo torturado por sla pq. Agr eu to destruído e depri ;-; ,nn consigo mais pensa em teoria, mas ainda quero sabe oq q ta acontecendu como faz ? :,)

    ResponderExcluir
  95. mano q historia incrivel, nao acredito que e so isso...preciso de mais, tenho tantas duvidas e tantas teorias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um conto bom, sempre continua na cabeça do leitor, então não é "só isso", porque o que a Ursula escreveu já é o suficiente.

      Excluir
  96. Eu sempre volto aqui para ler esse conto, é simplesmente incrível a escrita, o paradoxo, tudo. Muito obrigada por traduzir e postar.

    ResponderExcluir
  97. mano...até hoje eu fico pasma por ter conseguido vasculhar tudo sobre bts (inclusive esse texto) e ter acertado dps que a hq foi publicada ;w; valeu a pena e obrigada pela ajuda nas minhas teorias loucas

    ResponderExcluir
  98. Esse conto é simplesmente sensacional, possui muitos significados importantíssimos para se refletir sobre a sociedade.
    Eu vim aqui pelo meu artigo acadêmico sobre k-pop, sendo Spring Day do BTS um dos objetos a serem estudados.
    Muito obrigado pela excelente tradução!!!

    ResponderExcluir
  99. Só tem comentário de Army kkkk

    Pior que eu conheci o conto pelo Namjoon também

    ResponderExcluir
  100. Cara eu so army eu eu vim nesse site só para ver o verdadeiro conto de omelas kkkkkk
    por que eu me endentifico muito com a musica mas aí nunca tinha procurado ler a história

    ResponderExcluir
  101. Eu amei que encontrei essa tradução, obrigada, sou ARMY e ler esse conto foi muito significativo, chorei muito e tb refleti sobre muitas coisas.

    ResponderExcluir
  102. Só tem army doente pqp

    ResponderExcluir
  103. Meu esôfago esta doendo , essas armys são a nojeira da sociedade , vontade de vomitar nos meus pés sentindo o cheiro de pneu queimado e gritando loucamente

    ResponderExcluir
  104. Meu isômero cheira ao ver as Armys imundas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso Thomas, achava que somente minha angiosperma chorava quando o Ney espurgava essas Armys. Meu golgi grita

      Excluir
  105. Todos temos uma criança mal tratada e com medo no subsolo de nossa alma, ainda que sejamos adultos brilhantes, pessoas de "sucesso", felizes e com prestígio social, ou talvez só sejamos um adulto bem adaptado à orndem social (inclusive ao seu impetativo: seja feliz) porquê precisamente há lá, no subsolo de nossa alma, essa criança. Afastar-se de Omelas não liberta nem ajuda de alguma forma a criança, apenas alivia a culpa daqueles que se afastaram. Não há culpa em Omelas, diz a voz narrativa, e isso é certo, pois aqueles que a sentiam já se foram.

    ResponderExcluir